MENU

30/03/2021 às 19h48min - Atualizada em 30/03/2021 às 19h48min

Dona de casa anda 15 km para receber auxílio emergencial, mas dá de cara com banco fechado

Muita gente se confundiu sobre o que funcionaria durante os três feriados antecipados pela prefeitura da capital; beneficiários do auxílio emergencial foram afetados com o fechamento das agências

Da Redação

Uma dona de casa, moradora de Vitória, andou quase 15 quilômetros até uma agência bancária para receber o auxílio emergencial, mas acabou encontrando a agência da Caixa Econômica Federal fechada. Ela saiu do bairro São Pedro e caminhou por quase uma hora, em direção à Avenida Reta da Penha. 

A frustração de Lilian Souza, desempregada há quase um ano e contando com o dinheiro do programa do Governo Federal, aconteceu devido à confusão causada pela antecipação de três feriados determinados pela prefeitura da capital. O objetivo do "feriadão" é diminuir a circulação de pessoas e barrar a transmissão do novo coronavírus.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não atenderão ao público nas cidades que adotaram feriados antecipados. Mas o decreto estadual, que determinou a suspensão de atendimento presencial, no entanto, fez exceção para as pessoas que dependem de benefícios sociais.

 "O dinheiro não entrou na conta. Era pra entrar hoje (terça). Tentei em vários caixas e era a mesma situação. Então, resolvi ir ao banco pra ver o que estava acontecendo", explicou Lilian. 

Como não tinha dinheiro e sem ônibus circulando, ela resolveu ir a pé e foi tentando atendimento nas agências da Caixa que encontrava pelo caminho.

A antecipação dos feriados só foi feita por Vitória e pegou muita gente de surpresa. Alguns serviços, como supermercados, agências dos Correios e padarias, passaram a ter horário especial ou mesmo suspensão de atendimento. No caso de Lilian, necessitando de atendimento presencial no banco, ela teve que se resignar e arrumar fôlego para fazer todo o trajeto novamente a pé já que não tinha condições de pagar por um táxi ou transporte por aplicativo.

Outro lado

A Caixa Econômica Federal informou que já havia entrado em contato com a beneficiária, auxiliando-a e prestando os esclarecimentos necessários. O banco ressalta que, com relação à parcela de março de 2021 dos beneficiários do Bolsa Família, os créditos ocorreram na data prevista, conforme calendário de pagamentos. Em relação ao atendimento bancário, as agências fecharam nesta terça-feira (30/03), seguindo determinação municipal, e retomarão o atendimento na segunda-feira (05/04). A instituição sugeriu que os clientes utilizem os canais eletrônicos e digitais e lembrou que os beneficiários do Bolsa também contam com opção de utilizar o cartão para saques em espécie.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp