MENU

11/05/2020 às 15h55min - Atualizada em 11/05/2020 às 15h55min

Consultores em segurança do trabalho orientam servidores de Itapemirim sobre combate ao coronavírus

Da Redação

Profissionais que atuam no segmento de consultoria em saúde e segurança do trabalho, que prestam serviços ao município de Itapemirim estão passando em todos os setores da administração para orientar os servidores, quanto a necessidade de cuidados com a higiene pessoal, assim como orientações sobre técnicas corretas no uso de máscaras, higienização das mãos e do ambiente de trabalho.

Nesta segunda-feira (11), os consultores em medicina e segurança do trabalho visitaram servidores da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão – SEMAPLAG. Este setor realiza um trabalho considerado essencial para o município. O objetivo é evitar um crescimento de casos confirmados no município.

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Para evitar a proliferação do coronavírus, consultores em medicina e segurança do trabalho recomendam medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool em gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

 

Para que serve a máscara caseira?

A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp