O governador Renato Casagrande (PSB) apresentou para os prefeitos do Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (5), o modelo de um novo mapa da matriz de risco para o novo coronavírus que deve entrar em vigor neste sábado (06). Segundo a apresentação, feita com base nos dados mais recentes no Estado, 36 cidades capixabas devem passar a ter risco alto para a Covid-19 nessa matriz, o que pode aumentar as medidas de restrição.
Os dados serão atualizados até a noite desta sexta, quando deve sair o novo mapa definitivo - que pode ter mais ou menos municípios nessa condição. A matriz atual, com validade até esta sexta-feira (05), indica 12 municípios nesse patamar. Já os outros 42 municípios capixabas, se for levar em conta as informações mais recentes, deverão ficar com risco moderado. Ou seja, não vai ter mais cidade com risco baixo, o que mostra o avanço rápido da doença pelo Estado.
Nesse acréscimo, agora todos os municípios do Litoral Sul passaram para a Zona de Alto Risco de Transmissão por COVID-19. Antes, apenas Marataízes e Presidente Kennedy estavam no grupo, agora Anchieta, Itapemirim e Piúma também passam para esta zona. A cidade pólo, vizinha ao litoral, Guarapari, também foi incluída (veja lista abaixo).
Na reunião, o governador também alertou que vários municípios poderão entrar no risco extremo na próxima semana se a situação não melhorar no Espírito Santo. O risco extremo pode levar o Estado a adotar medidas mais restritivas, como o lockdown – bloqueio total.
CONFIRA A LISTA DAS CIDADES COM RISCO ALTO: Vitória Vila Velha Serra Cariacica Viana Fundão Anchieta Guarapari Alfredo Chaves Marechal Floriano Piúma Itapemirim Marataízes Presidente Kennedy Mimoso do Sul Muqui Apiacá Bom Jesus do Norte Guaçuí Muniz Freire Castelo Afonso Cláudio Itarana Ibiraçu João Neiva São Roque do Canaã Santa Teresa Colatina Mantenópolis Alto Rio Novo Águia Branca Barra de São Francisco Água Doce do Norte Ecoporanga Boa Esperança Mucurici
Em nota o Governo do Estado disse que o próximo Mapa de Gestão de Risco, que entrará em vigência a partir do próximo domingo (07), será atualizado com os dados consolidados até esta sexta-feira (05). Esclarece que o mapa apresentado na reunião com os prefeitos municipais foi uma projeção com os dados existentes, podendo sofrer alterações até a data de sua publicação. O novo mapa será apresentado ao público pelo governador Renato Casagrande em pronunciamento nesta sexta, às 17h.