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25/06/2020 às 15h00min - Atualizada em 25/06/2020 às 15h00min

Rotina pode ser forte aliada para manter a saúde mental durante os dias de isolamento social

A psicóloga ressaltou que a atividade física é uma forma de amenizar a ansiedade, isso porque a prática de exercícios induz a liberação do hormônio serotonina, que traz a sensação de bem-estar e prazer

Da Redação

Durante a pandemia do novo coronavírus, a rotina das pessoas passou por mudanças. Alguns tiveram que se adaptar ao home office e aos estudos à distância. Diante disso, quando as pessoas não têm um cronograma como de costume, o estresse e ansiedade podem aumentar. E neste momento de isolamento social em que tudo é incerto, a rotina pode ser um forte aliado para manter a saúde mental.

Existem algumas atitudes que podem ser adicionadas à rotina diária que ajudarão a gerenciar os níveis de estresse:

A psicóloga Tassiane Kunsch ressalta a importância de manter uma rotina flexível. “A rotina nos ajuda primeiramente a não nos frustrar, pois colocamos tudo anotado o que devemos fazer nos dias da semana. É bom criar o hábito de fazer uma rotina mais flexível e incluir nela atividades que faça você desfocar de pensamentos automáticos e negativos, incluir também atividades físicas, que podem ser feitas dentro de casa”.

Ocupar a mente com atividades pode ajudar a não ter tantos pensamentos automáticos, que podem gerar sentimentos desagradáveis. “Por exemplo: se um amigo de infância passa por mim correndo e não me cumprimenta, na minha mente vem: 'mas porque ele não falou comigo? Deve estar chateado'. Esses pensamentos automáticos que tive geram uma emoção, que pode ser uma tristeza, pelo fato dele não ter me cumprimentado, além de poder gerar um comportamento de não querer mais papo com ele, já que ele não me cumprimentou. Porém, várias pessoas possuem pensamentos diferentes, assim como eu tive esse pensamento automático, ele pode passar por outro amigo correndo, não cumprimentar e a pessoa agir de forma neutra. Os nossos pensamentos comandam muitas coisas, e no final das contas, esse amigo que estava correndo, somente estava sem as lentes de contato, por isso não viu ninguém”, explicou.

Além disso, a psicóloga ainda ressalta que a atividade física é uma forma de amenizar a ansiedade, isso porque a prática de exercícios induz a liberação do hormônio serotonina, que traz a sensação de bem-estar e prazer. “Mantenha uma rotina, se alimente bem, tente dormir entre sete e nove horas por dia , tempo ideal para ter um bom sono, tente desfocar os pensamentos automáticos. Caso não consiga, se está percebendo que a ansiedade já atrapalha nas suas atividades diárias procure um profissional da área da psicologia para te ajudar a enfrentar e vivenciar essa situação”, finalizou.


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