Após reestruturação e ampliação do programa Patrulha na comunidade, o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a entrega de 1020 novas armas para a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). O anúncio foi feito no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta segunda-feira (30). Ao todo, 920 pistolas importadas, da marca Glock, e 100 espingardas calibre 12, da marca brasileira Boito, serão usadas pelos policiais, após treinamento.
O governador Renato Casagrande falou sobre a importância dos investimentos em reestruturação das forças policiais. “Estamos fechando o ano com bons resultados. Adquirimos pouco mais de mil armas mais modernas, mais leves e que trarão uma melhor resposta na ação dos policiais. Sabemos que o caminho a percorrer ainda é grande, mas estamos mostrando que seguimos no caminho certo”, afirmou.
Casagrande também ressaltou os resultados obtidos na área da segurança no Estado ao longo de 2019: “Vamos fechar o ano, se Deus quiser, abaixo dos mil homicídios pela primeira vez na história do Estado, o que nos coloca em uma posição razoável. Se lembrarmos que há dez anos o Espírito Santo era o segundo mais violento do País com mais de dois mil homicídios, a gente percebe que o trabalho está dando certo. Ano que vem, o desafio será ainda maior.”
Ainda como investimento na segurança, o governador apontou inaugurações importantes como das delegacias de Proteção ao Adolescente (DPCA); a Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Vitória e em Vila Velha; a Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e a de Combate ao Crime Organizado e a Corrupção. “Criamos o Grupo Integrado de Operação de Segurança Pública (Giosp) e entregamos centenas de viaturas. Vamos seguir trabalhando para dar condições aos nossos policiais civis”, pontuou.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou o investimento de qualidade estrutural dos policiais. “Há uma outra compra prevista para fevereiro. Essa arma é mais leve, resistente e de fácil manutenção. Estamos indo ao encontro das melhores práticas e caminhando para estar entre as melhores polícias. Reforço que a redução de homicídios é uma conquista da sociedade, um desafio maior para o ano que vem. Estamos nos preparando para dar continuidade a essa sequência de redução. Queremos deixar um legado muito bom na área da Segurança Pública”, garantiu.
Já o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, agradeceu pelo suporte e mostrou a necessidade de atualização dos equipamentos para a qualidade do serviço prestado à população e para a segurança dos profissionais. “Essa conquista para nós é grande. Estamos fazendo a entrega de 500 pistolas Glock no calibre 9 mm, e 420 no calibre .40. Além disso temos 100 espingardas calibre 12. Esses armamentos vão garantir mais segurança para a sociedade e os policiais. Sempre foi um sonho nosso essa aquisição e vamos estar agora atualizados em relação a armamento, perante à criminalidade”, explicou.