Em Anchieta, além dos supermercados e mercadinhos, a cidade conta com a feira da agricultura familiar, onde as pessoas podem adquirir produtos que ajudam a fortalecer a imunidade do corpo, principalmente nesses tempos de pandemia. E o melhor, esses alimentos são fresquinhos e vêm direto de quem cultiva, o produtor rural.
Todos os sábados pela manhã é dia da Feira da Agricultura Familiar na Praça São Pedro. Lá, a partir das 05h30min, diversos agricultores estão com suas barracas montadas comercializando produtos cultivados em suas propriedades. É uma ótima opção para comprar produtos fresquinhos como verduras, legumes, queijos, tapioca, mel, frutas, doces, pães, ovos, bolos e biscoitos. Além dos sábados, a Feira da Agricultura Familiar de Anchieta acontece às quartas-feiras, a partir das 5h30min, ao lado da Prefeitura.
“Precisamos valorizar a agricultura familiar, um setor de grande representatividade para nossa economia. A feira é um espaço onde acontece a comercialização de produtos vindo direto das propriedades rurais, cultivados por famílias que têm a atividade como única fonte de renda”, lembra o prefeito Fabrício Petri.
Conforme o secretário de Agricultura e Abastecimento, Giovane Bissa Meriguete, a feira livre atualmente é organizada com 50 agricultores familiares e representa um espaço dinâmico de comercialização, de estímulo à geração de renda das famílias e de convivência social. “A feira livre representa um dos principais espaços de comercialização da agricultura familiar de Anchieta. A secretaria, com apoio de parceiros e da Associação dos Feirantes de Anchieta, vem organizando o espaço para oferecer produtos de qualidade para os moradores”, disse.
Dados da Secretaria Municipal de Agricultura apontam que a agricultura familiar é uma atividade econômica de grande importância para o município, seja no caráter social - por ser uma das atividades que mais abrange mão de obra ocupada, seja por seu caráter econômico - que tem sustentado inúmeras famílias e dinamizado a comercialização de produtos dentro e fora do município, apesar da grave crise que assola a região.
.