MENU

07/08/2020 às 10h37min - Atualizada em 07/08/2020 às 10h37min

Dia dos Pais: comércio, shoppings e restaurantes vão funcionar em horário especial neste final de semana; confira as regras

Amanhã (08) está autorizado o funcionamento do comércio, de 09 às 15h, e dos shoppings, de 12h às 20h, em todos os municípios capixabas, independente do grau de risco

Da Redação


O comércio da Grande Vitória está autorizado a funcionar de segunda a sábado.  A medida começa a valer já a partir de amanhã (8), em municípios enquadrados como risco baixo e moderado. O anúncio da mudança foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande em entrevista coletiva na última quinta-feira.

A regra também é válida para shoppings, que poderão funcionar de 12h às 20h, de segunda a sábado. A outra mudança é em relação aos restaurantes, inclusive dos shoppings, que poderão abrir todos os dias da semana, até às 18h. O funcionamento de bares continua proibido.

Extraordinariamente neste sábado, por conta do Dia dos Pais, está autorizado o funcionamento do comércio, de 09 às 15h, e dos shoppings, de 12h às 20h, em todos os municípios capixabas, independente do grau de risco. 

"Nós tomamos medidas de lá pra cá dentro de uma matriz de risco e chegou a hora de ir aperfeiçoando cada vez mais. Achamos que era hora de mudar algumas das medidas qualificadas, de cada grau de risco e enquadramento dos municípios", destacou o governador.

O que pode abrir e quais os horários de funcionamento?

RISCO BAIXO

Para os municípios com risco baixo, as atividades são normais. O que muda é o funcionamento dos restaurantes e bares. Esses o comércio pode funcionar em horário normal e todos os dias da semana. "Existia uma restrição ao funcionamento de bares e restaurantes e também estamos mudando para que seja o funcionamento sem restrição de horário e dia da semana", disse o governador.

RISCO MODERADO

Poderá funcionar o comércio de segunda a sábado, sendo que no s´´abado, seja o funcionamento de 09h às 15h. Os municípios que têm menos de 70 mil habitantes podem funcionar 6 horas e podem escolher o horário de funcionamento, desde que não passe das 18h. 

Nas cidades com mais de 70 mil habitantes, o comércio pode funcionar de 10h até 16h, de segunda a sexta-feira, e no sábado, de 09h às 15h. Sobre bares e restaurantes, inclusive em shoppings, está autorizado o funcionamento todos os dias da semana, até 18h.

RISCO ALTO

Nos municípios de risco alto, o comércio está autorizado a funcionar apenas cinco dias da semana. O município pode escolher se quer funcionar de segunda a sexta ou de terça a sábado. Em relação aos restaurantes, o funcionamento é de segunda a sábado, mantendo a proibição os domingos. 

CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS:

Ao todo, 22 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 46 estão em Risco Moderado e dez em Risco Alto.

RISCO ALTO: Águia Branca, Anchieta, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Ibiraçu, Mucurici, Presidente Kennedy, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Água Doce do Norte, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marilândia, Muniz Freire, Muqui, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Vila Pavão.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp