14/09/2020 às 10h59min - Atualizada em 14/09/2020 às 10h59min

Secretaria de Meio Ambiente e moradores salvam lobo-guará após atropelamento em Presidente Kennedy

Da Redação
Um lobo-guará foi encontrado caído às margens da via de acesso a comunidade Leonel, após ser atropelado por um veículo não identificado. O acidente que feriu o animal aconteceu na noite deste sábado (12).

As imagens mostram que o animal foi ferido nas patas traseiras, que o impediu de andar.

 
 
 
Boa ação
Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e moradores da comunidade, prestaram os primeiros socorros ao animal que ficou bastante ferido e debilitado. A ajuda dos funcionários e dos moradores foi primordial para manter a vida do animal.

O animal foi solto pelos moradores, após ele acordar e conseguir ficar em pé.

Lobo-guará

A figura do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) ficou recentemente muito conhecida após o Banco Central anunciar a sua imagem como símbolo da nova cédula de duzentos reais (imagem abaixo), a mais valiosa do Brasil.

Por ser característico do cerrado, o lobo-guara é uma espécie invasora para o bioma Mata Atlântica e tem sido localizado com certa frequência, há poucos anos, nos municípios do sul do Espírito Santo, como Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Alegre e Região do Caparaó. A região, para o lobo-guará, pode ser entendida como um grande cerrado, pois não há mais mata.

Três lobos-guarás já foram encontrados mortos devido a atropelamentos no Caparaó, em Presidente Kennedy, e no município de Itapemirim. O animal tem sido muito visto na região da usina Paineiras, em Itapemirim. Em Presidente Kennedy, tem sido visto pelos quintais de algumas casas, perto da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Macuco, reconhecida pelo Iema.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ES EM Dia Publicidade 1200x90
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp