MENU

19/01/2021 às 16h08min - Atualizada em 19/01/2021 às 16h08min

Município de Itapemirim cria projeto Restinga Viva para recuperar a orla

Da Redação

Visando valorizar a relação entre os habitantes do município com a restinga, a Secretaria de Meio Ambiente, numa parceria com as Secretarias de Pesca e Regional Itaipava/Itaoca está em fase de implantação do Projeto “Restinga Viva” Recuperando a Orla de Itapemirim. A vegetação de restinga tem o importantíssimo papel de fixar areia e dunas e impedir assim a erosão das nossas praias. É um ecossistema costeiro que faz parte do Bioma da Floresta Atlântica, abrigando até mesmo espécies ameaçadas de extinção.

Segundo Lindemberg Lopes Areias Neto, Secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, o intuito desse projeto, é mobilizar grande parte da população, principalmente moradores e comerciantes que residem ou trabalham próximo a essas áreas de restinga do município, pois estes podem ser colaboradores, bem como fiscalizadores destas regiões tão castigadas pelas inconsequentes ações do homem sem consciência ambiental.

“Queremos que a população tenha mais responsabilidade com o meio ambiente que vive, cada quiosqueiro, morador e comerciante em geral, que vive próximo a essas restingas possam ter responsabilidade de zelar, cuidar, irrigar e manter sempre saudável esse ambiente tão importante para a preservação da areia da praia. Nós amantes do litoral, do mar e dos seus seres, temos uma missão de buscar soluções para reverter esse quadro e juntos buscarmos soluções para recuperá-lo, protegê-lo e vê-lo florir”, comenta Lindemberg.

O projeto tem como principal característica reflorestamento das áreas degradadas e manutenção das áreas preservadas. Esse trabalho teve início nesta segunda-feira, 11 de janeiro, onde terá acompanhamento de técnicos ambientais e agrícolas, que ensinarão aos demais servidores a realizarem esses plantios juntamente com todos os parceiros e voluntários. Houve um levantamento de toda a extensão da orla distrital, que engloba as praias de Itaipava, Itaoca e Gamboa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp