Uma equipe da secretaria municipal de Turismo está distribuindo livretos de apresentação dos pontos turísticos de Itapemirim, para milhares de pessoas que visitam o município do Réveillon até o Carnaval 2020. O material impresso está sendo distribuído aos turistas e também no comércio do litoral.
Em breve será inaugurado o novo Centro de Informações Turísticas (Citi), que funcionará das 7h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira. O departamento também funcionará aos sábados e domingos, de 7h às 12h, durante a alta temporada de verão.
Entre os principais pontos turísticos de Itapemirim, se destacam o Rio Itapemirim, cujo percurso percorre as montanhas capixabas até desaguar no Oceano Atlântico; o Parque Natural “o Frade e a Freira”, com acesso localizado próximo às margens da BR 101, em Itapecoá e; a Lagoa Guanandy, situada em Área de Proteção Ambiental na localidade do Gomes.
Em relação ao litoral, Itapemirim conta com belíssimas praias, entre elas, a Gamboa, Itaipava e Itaoca. A primeira é ideal para aqueles que são adeptos às praticas esportivas, como corridas e caminhadas na areia em meio à vegetação nativa. Gamboa é um termo indígena que significa “local no leito do rio onde repousam as águas”.
A orla de Itaipava encanta turistas por suas águas calmas e esverdeadas, excelente opção para o descanso e também para o lazer. O píer dos pescadores se tornou a principal atração turística da região, já a praia de Itaoca, umas das mais belas do sul do Espírito Santo, possuindo em sua extensão bares, quiosques e restaurantes à beira-mar.
O secretário de Turismo de Itapemirim, Wilson Viana, também relatou as belezas da Ilha dos Franceses, distante quatro quilômetros do continente. Na alta temporada há passeios de escuna até o local. O Monte Aghá é outro destaque do secretário: “a montanha é ideal para escaladas, trekking e voos de parapente”.
No centro histórico de Itapemirim está situado o templo religioso de maior representatividade da região, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, cuja paróquia completou 250 anos em 2019. “Além dos cenários citados, temos destinos extraordinários e esse material apresenta aos turistas que procuram nosso município, as inúmeras belezas do nosso Itapemirim”, declarou o secretário.