Investimentos em saneamento básico vão atender as comunidades de Graúna, Itaoca e Itaipava. Ontem, quarta-feira (24), a Agência Estadual de Recursos Hídricos concedeu a outorga para o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Graúna, praticamente concluída, e deu o sinal verde para o andamento das obras em outra ETE no Distrito de Itaoca.
A estação de tratamento de Graúna possui uma elevatória, em funcionamento, com capacidade para bombear 18 metros cúbicos por hora. Com a rede coletora pronta, a meta é atender toda a comunidade. Atualmente 1.850 domicílios já estão com as ligações feitas no sistema.
Para o funcionar plenamente, a ETE de Graúna ainda deve receber 2.500 metros de rede de recalque com diâmetro de 150mm para canalização dos efluentes líquidos, depois de tratados, até a destinação final.
Já a estação que vai atender os distritos de Itaoca e Itaipava, ainda em fase inicial de construção, contará com 6 elevatórias com capacidade para bombear 100 litros por segundo. O sistema também já conta com rede coletora e ramais prontos.
“O investimento em saneamento básico é uma das nossas prioridades”, afirmou o prefeito Thiago Lopes. E completou: “E isso vai resultar em saúde preventiva para toda a população itapemirinense”. A Portaria n° 054/2021 com a outorga da Estação de Tratamento de Esgoto de Graúna foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (22).