25/10/2021 às 19h30min - Atualizada em 26/10/2021 às 00h00min

TSE anuncia centralização de informações sobre condenações e óbitos

Além de modernizar o Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos, a medida contribuirá para aperfeiçoar o funcionamento da Justiça Eleitoral, diz o presidente do TSE.

Últimas Notícias
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2021-10/tse-anuncia-centralizacao-de-informacoes-sobre-condenacoes-e-obitos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou hoje (25) a centralização do sistema eletrônico de informações sobre óbitos e condenações. A medida permitirá a modernização do Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos (Infodip), que entrou em funcionamento em 2013 na Justiça Eleitoral do Paraná e foi incorporado pelo TSE no ano passado.



O sistema reúne dados sobre óbitos e condenações criminais e improbidade administrativa e sobre outras situações que interferem nos direitos políticos dos cidadãos, permitindo avaliar se um candidato pode disputar as eleições e se o eleitor está apto a votar. Com a centralização das informações no sistema do TSE, as comunicações poderão ser feitas entre as zonas e corregedorias eleitorais do país.



De acordo com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, antes da adoção do sistema eletrônico, as comunicações sobre condenações e óbitos era feitas manualmente, facilitando a perda de documentos e eventuais fraudes.



“É um passo importante no aperfeiçoamento do funcionamento da Justiça Eleitoral, da qual todos nós nos orgulhamos. A Justiça Eleitoral presta um serviço célebre e eficiente", comentou.



A centralização dos dados cumpre a Resolução Conjunta TSE/CNJ nº 6/2020. A medida criou as sistemáticas que devem ser seguidas para inserção das informações no sistema unificado. m




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2021-10/tse-anuncia-centralizacao-de-informacoes-sobre-condenacoes-e-obitos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ES EM Dia Publicidade 1200x90
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp