A Vigilância Sanitária de Anchieta iniciou esta semana o processo de orientação aos comerciantes e distribuidores de cervejas do município. A medida é embasada na portaria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nº 006 de 10/01/2020 e a Nota Oficial publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 13/01/2020.
O Mapa intimou a Cervejaria Backer, empresa Cervejaria Três Lobos Ltda, a recolher do mercado, além da cerveja Belorizontina, todos os produtos fabricados no período de outubro de 2019 até a presente data.
Segundo o Mapa, as análises realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária nas amostras dos produtos Belorizontina e Capixaba, confirmaram a presença dos contaminantes monoetilenoglicol e dietilenoglicol. Estes produtos já estavam e continuam sendo retirados do mercado, por recolhimento feito pela própria empresa e por ações de fiscalização e apreensão dos serviços de fiscalização.
Para o, Coordenador da Vigilância Sanitária de Anchieta, Carlos Hemilio Fontana Gomes, a apreensão cautelar dos produtos é uma importante medida de interesse sanitário para proteger a saúde da população até que se concluam os procedimentos de investigação da causa da morte e adoecimento pessoas. “Trata-se de uma medida para preservar a saúde dos consumidores”, disse.