O programa da Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, conquistou o terceiro lugar na categoria videojornalismo do II Prêmio Geneton Moraes Neto de Jornalismo. O episódio premiado é chamado "Um Brasil sem o básico", com reportagem de Ana Graziela Aguiar, e mostra os problemas e as soluções para o saneamento básico no país.
A Comissão Julgadora do II Prêmio Geneton Moraes Neto de Jornalismo concluiu no final de novembro a análise dos 24 trabalhos jornalísticos inscritos no concurso, sendo 13 na categoria videojornalismo e 11 na categoria texto jornalístico.
Segundo Ana Graziela Aguiar, a equipe que trabalhou na produção está extremamente feliz, já que esta é a segunda vez consecutiva que ganham o Prêmio, e também pelo reconhecimento sobre um tema.
A equipe de reportagem do programa esteve nos estados do Pará, Amapá, Distrito Federal, Alagoas e São Paulo para retratar as diferentes realidades do saneamento básico do país. O episódio mostra que a falta de saneamento básico pode trazer uma série de doenças e causar vários impactos ao meio ambiente.
“Foi recompensador andar por vários estados do Brasil e mostrar como é a realidade do tratamento de água e esgoto e que, em um país permeado por tantos rios, é fundamental falar sobre saneamento básico, que é um direito humano”, completou Ana Graziela.
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), vinculada ao Ministério da Educação, instituiu a segunda edição do Prêmio Geneton de Moraes Neto de Jornalismo considerando o papel relevante que teve o jornalista pernambucano no exercício da profissão e a valorização do trabalho profissional de repórteres e técnicos que atuam em televisão.
O Prêmio é destinado a selecionar e premiar as seis melhores matérias jornalísticas, veiculadas no Brasil em 2018, visando valorizar e exaltar o trabalho jornalístico de qualidade.
Contar grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e completa. É essa a missão do Caminhos da Reportagem, um dos mais tradicionais programas jornalísticos da TV Brasil.
Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade. Tudo isso com a diversidade regional em pauta e equipes em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido no meio jornalístico. Nos últimos dez anos, o Caminhos da Reportagem acumulou quase 60 prêmios e 25 indicações em importantes premiações de excelência nacional e internacional tais como o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), o Prêmio de Comunicação da CNBB, Prêmio Longevidade Bradesco Seguros, Prêmio Synapsis de Jornalismo e Prêmio TAL – Televisión America Latina, entre outros.