18/03/2020 às 07h49min - Atualizada em 17/03/2020 às 07h49min

Campanha de vacinação Influenza (gripe) 2020 é antecipada em Marataízes; Confira a programaçãoCAMPANHA DE VACINAÇÃO INFLUENZA (GRIPE) 2020 É ANTECIPADA

Da Redação

O Ministério da Saúde detalhou o calendário da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020. As vacinas começarão a ser dadas na rede pública a partir do dia 23 de março somente para idosos e trabalhadores da área de saúde — eles foram priorizados por causa do novo Coronavírus, também chamado de Sars-Cov-2. 

Os indivíduos com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila, porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do novo Coronavírus. 

Na verdade, ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo Coronavírus.

Os trabalhadores de saúde também serão imunizados desde o dia 23 de março pelo maior risco de entrarem em contato com ambos os vírus (e por poderem transmiti-los a pessoas que já estão fragilizadas em ambientes hospitalares, ambulatoriais e assistenciais à saúde).

 Confira como fica o calendário:

• 23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.

• A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, dentre outros)

• A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.

• O Dia D será realizado no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

Por que o governo não oferece a vacina para todos os grupos de uma vez?

Porque seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde ao mesmo tempo, o que pode provocar confusão e desabastecimento. 

Faz-se necessário a apresentação do cartão de vacina, cartão do SUS e documento com foto para administração da vacina, assim como, a apresentação dos laudos feitos pelo médico das doenças crônicas, crachás/declaração comprovando ser atuante como profissional de saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento. 

As vacinações acontecerão diariamente nas salas de vacina das unidades de saúde da Barra, Caic, Marataízes 1 e Lagoa Dantas no horário de 08:30h às 14:00h. Aquelas unidades que não possuem salas de vacina, será realizado a administração no mesmo horário nas segundas, terças e quartas-feiras da seguinte maneira:  

• SEGUNDA-FEIRA: Pontal, Cidade Nova, Marataízes 2;

• TERÇA-FEIRA: Lagoa Funda, Praia dos Cações, Boa Vista;

• QUARTA-FEIRA: Jacarandá, Canaã, São João. 

Além disso, pessoas com sintomas gripais, febre e/ou com sintomas que afetam seu estado geral de saúde, NÃO devem ser vacinados até que fiquem estáveis. 

Não fique de fora dessa, fique ligado, previna-se, cuide-se!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ES EM Dia Publicidade 1200x90
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp