MENU

18/03/2020 às 14h04min - Atualizada em 18/03/2020 às 14h04min

Secretaria de Saúde de Itapemirim intensifica recomendações contra o coronavírus

Da Redação

Seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS) para todo o país, divulgadas na sexta-feira (13/3), a secretaria da Saúde de Itapemirim informa que todos os profissionais da área de Itapemirim receberam treinamento sobre coronavírus no mês de fevereiro. Por determinação do prefeito Dr. Thiago, que também é médico, todos os servidores do Departamento de Vigilância Epidemiológica passaram por capacitação, onde médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde se habilitaram a atender os casos suspeitos do novo coronavírus.

De acordo com MS, as principais recomendações em relação às precauções contra o novo coronavírus são o isolamento domiciliar de sete dias para todas as pessoas que retornem de viagem do exterior, mesmo que não apresentem sintomas e o isolamento domiciliar de 14 dias para todas as pessoas que retornem de viagem para o exterior e apresentem febre associada a um dos sintomas respiratórios.

Os sintomas mais comuns são tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar, mas além dessas recomendações o MS também aconselha a proibição de visitas hospitalares a pacientes internados, sendo somente serão admitidos os acompanhantes.

Sugere o cancelamento ou adiamento de eventos de massa (principalmente aqueles a partir de 500 pessoas), se houver tempo hábil. Se não houver tempo hábil, a orientação é que ocorra sem público. Vale ressaltar que as aulas da rede pública de ensino estão suspensas em Itapemirim, bem como, atividades esportivas.

Ressalta-se também que é considerado caso suspeito o paciente que apresente febre, sintomas respiratórios e retornou de viagem ao exterior nos últimos 14 dias. Pessoas que se enquadrem nesta definição devem procurar uma unidade de saúde na rede pública municipal de saúde; ou o seu pronto-atendimento na rede privada.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp