MENU

02/04/2020 às 13h30min - Atualizada em 02/04/2020 às 13h30min

Anchieta: ações e medidas para enfrentamento ao novo coronavírus

Várias medidas e ações foram tomadas pela prefeitura para evitar a proliferação da doença e deixar as unidades de saúde preparadas caso haja infectados. Linhas de créditos e extensão de prazos de pagamento de tributos estão no rol das iniciativas.

Da Redação

A Prefeitura de Anchieta vem realizando diversas ações e tomando medidas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no município. Decretos foram publicados para restringir e orientar o funcionamento de comércios, fluxo de turistas, além de decretar situação de emergência na saúde pública e prolongar o prazo para pagamento de impostos municipais. A municipalidade também adquiriu equipamentos e materiais para evitar a proliferação da doença e cuidar dos possíveis infectados.

Mesmo não tendo nenhum caso confirmado da doença no município, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reorganizou o atendimento nas unidades de saúde e no Pronto Atendimento (PA), com objetivo de priorizar o atendimento aos possíveis pacientes suspeitos da infecção. Mais médicos passaram a atuar no PA e outros quatro profissionais estão dando apoio à Secretaria para o desenvolvimento de ações técnicas de enfrentamento à doença.

Os profissionais da saúde foram capacitados e recentemente foram adquiridos materiais de proteção para eles, além de outros equipamentos e locação de ventiladores mecânicos, que irão atender o PA e o Hospital do Mepes. As ruas, espaços e prédios públicos estão sendo higienizados com hipoclorito de sódio.

Um novo decreto foi publicado pelo prefeito Fabrício Petri para estender os prazos de pagamento dos impostos municipais, como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Segundo ele, é uma forma de amenizar o impacto financeiro que será gerado com a pandemia.

Outra medida tomada pelo prefeito foi a aquisição, com recursos próprios, de kits de alimentação para os alunos da rede municipal que se encontrarem em vulnerabilidade social. A medida irá favorecer cerca de 2 mil estudantes.

Ainda, a Secretaria de Saúde implantou um centro de triagem no ginásio da Vila olímpica, a fim de atender possíveis pacientes com sintomas gripais. Um clínico geral, um pediatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuam no local de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Um canal também foi criado exclusivamente para os idosos. Um médico atende, por telefone, pessoas acima de 60 anos que estiverem com dúvidas sobre o novo coronavírus ou angustiados com a quarentena.

Uma página foi criada no site da prefeitura e no app Anchieta em Rede para informar diariamente todas as ações realizadas em Anchieta sobre o Covid-19. O link ainda conta com orientações e dicas de prevenção, além do Boletim Epidemiológico Diário. Um telefone foi disponibilizado para tirar dúvidas de todas as pessoas.

 

“Estamos nos reunindo periodicamente com a Sala de Situação para avaliar as medidas e traçar novas ações, sempre seguindo orientações técnicas. Realizamos também reuniões com representantes de comércios e outras entidades para ouvir sugestões e fortalecer parcerias para enfrentarmos, em conjunto, essa pandemia”, 

                             Fabrício Petri – prefeito de Anchieta.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp