MENU

08/04/2020 às 08h33min - Atualizada em 08/04/2020 às 08h33min

Médicos do Hospital Universitário da Ufes começam a realizar consultas pela internet

Tecnologia da Unidade de e-Saúde do hospital vai permitir acompanhamento de pacientes em isolamento social por causa da pandemia da covid-19

Da Redação

 

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) iniciou, nesta semana, o sistema de consultas médicas à distância, por meio de um servidor seguro de internet, em que pacientes e especialistas se falam usando câmera e microfone.

A chamada teleconsulta foi autorizada, em caráter exepcional, pleo Conselho Federal de Medicina (CRM), por causa da pandemia do Novo Coronavírus. Com isso, o Hucam-Ufes, que há 10 anos mantém o Serviço de Telessaúde, aproveitou a experiência e tecnologia desenvolvidas para colocar a consulta a distância na prática.

Da casa do paciente, e com o consentimento dele do mesmo, ele pode acessar a rede com o próprio celular e se conectar com o computador do médico, que está no hospital. O serviço se mostra fundamental para evitar a circulação desnecessária durante a imposição de distanciamento social, sobretudo de pacientes com outras comorbidades e no grupo de risco para o desenvolvimento das formas mais graves da covid-19.

Além disso, protege os médicos que estão na faixa de idade de população de risco, evita aglomerações em salas de espera e mantém maior número de profissionais experientes em atividade.

Mesmo assim, não é qualquer consulta que pode ser a distância. Há casos que precisam de análise presencial com urgência e essas pessoas seguem sendo atendidas no hospital, que confirma individualmente a consulta. Há outros casos que necessitam apenas de acompanhamento, mas que não podem esperar o isolamento social passar. Esses são os maiores candidatos ao sistema de  teleconsulta. Lembrando que o Hucam, desde o dia 20 de março, suspendeu consultas, exames e cirurgias eletivas, como medida de enfrentamento à pandemia.

As especialidades que estão sendo oferecidas pela teleconsulta são Geriatria, Infectologia, Ginecologia, Dermatologia e Psiquiatria. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira pela manhã e à tarde

Como acontece?

A equipe do Ambulatório seleciona os pacientes fortes candidatos a interação a distância. Faz contato com o paciente ou responsável e verifica se há interesse em realizar teleconsulta. A premissa obrigatória é o prévio estabelecimento de uma relação presencial entre médico e paciente e deve ser devidamente consentido pelo paciente ou seu representante legal, além de ser realizado por livre decisão. O médico tem autonomia e independência para determinar quais pacientes podem ser atendidos usando esta metodologia e tal decisão deve basear-se apenas no benefício e segurança de seus clientes.

Equipe do Telessaúde

Dá acesso ao paciente e ao profissional para a consulta remota, faz os devidos testes de som e vídeo para garantir a qualidade do atendimento, monitora a manutenção das condições adequadas da estrutura física, tecnológica, normas técnicas, manuseio e transmissão de dados, garantindo confidencialidade, privacidade e sigilo profissional.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp