21/09/2022 às 20h21min - Atualizada em 22/09/2022 às 00h01min

Na ONU, chanceler brasileiro se reúne com representantes de 3 países

Carlos França teve encontro com ministro do Camboja no qual tratou da recente designação do Brasil como parceiro de diálogo setorial da Associação das Nações do Sudeste Asiática (Asean), atualmente presidida pelo Camboja.

Últimas Notícias
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-09/na-onu-chanceler-brasileiro-se-reune-com-representantes-de-3-paises



O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, reuniu-se nesta quarta-feira (21) com o vice-primeiro-ministro e chanceler do Camboja, Prak Sokhonn, em encontro à margem da 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Segundo o Itamaraty, ambos trataram da cooperação bilateral, dos contextos regionais e da recente designação do Brasil como parceiro de diálogo setorial da Associação das Nações do Sudeste Asiática (Asean), atualmente presidida pelo Camboja. 



O bloco econômico foi o terceiro destino das exportações do Brasil e o segundo maior superávit comercial em 2021. De janeiro a agosto de 2022, o Brasil já exportou mais de US$ 16 bilhões para a Asean, com superávit de US$ 9,5 bilhões. 



Ainda segundo o Itamaraty, Carlos França apresentou a Prak Sokhonn a candidatura do professor Leonardo Nemer Caldeira Brant a uma vaga na Corte Internacional de Justiça, nas eleições que ocorrerão em novembro deste ano.



Notícias relacionadas:

Ainda segundo o Itamaraty, Carlos França apresentou a Prak Sokhonn a candidatura do professor Leonardo Nemer Caldeira Brant a uma vaga na Corte Internacional de Justiça, nas eleições que ocorrerão em novembro deste ano.



El Salvador



Em outra reunião bilateral, Carlos França se encontrou com a chanceler de El Salvador, Alexandra Hill, ocasião em que assinaram um acordo de serviços aéreos.



"O acordo expande as possibilidades de tráfego aéreo entre Brasil e El Salvador e tem potencial para promover a mobilidade de pessoas e mercadorias, gerando benefícios concretos para os dois países", informou o Palácio do Itamaraty.



França também apresentou à chanceler salvadorenha a candidatura de Caldeira Brant a vaga na Corte Internacional de Justiça.



Guiné-Bissau



O terceiro encontro do dia de Carlos França foi com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa. Ambos conversaram sobre a agenda bilateral.



Segundo o Itamaraty, o Brasil contribui para a formação de pessoas oriundas da Guiné-Bissau, por ser o segundo destino entre participantes no Programa Estudante-Convênio Graduação (PEC-G).



Além disso, destacou a pasta, o Brasil foi reeleito para a Comissão para a Consolidação da Paz das Nações Unidas, no último mês de junho, órgão no qual preside a configuração para a Guiné-Bissau, apoiando o processo de consolidação das instituições e o desenvolvimento econômico do país.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-09/na-onu-chanceler-brasileiro-se-reune-com-representantes-de-3-paises
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ES EM Dia Publicidade 1200x90
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp