MENU

02/09/2020 às 13h55min - Atualizada em 02/09/2020 às 13h55min

Especialista explica imagens chocantes de desgaste dentário de famosos após uso de lentes e tira dúvidas sobre procedimento

Davi Mateus e Carlinhos Maia mostraram os resultados ao tirar as lentes de contato dos dentes e deixaram muitas pessoas com dúvidas quanto ao procedimento

Da Redação

As lentes de contato nos dentes têm se tornado queridinhas entre artistas e anônimos, já que o procedimento deixa o sorriso impecável. O procedimento consiste em um laminado colado na superfície externa dos dentes e pode ser feito com resina ou com faceta de porcelana. Dependendo do histórico dentário do paciente, em alguns casos, para que o procedimento seja feito, é preciso desgastar os dentes naturais para colocar os postiços. 

Alguns artistas como o influenciador Carlinhos Maia e Davi Mateus chocaram internautas ao mostrar em rede social o resultados dos dentes naturais após tirar as lentes de contato. O resultado é assustador.

A cirurgiã-dentista Carla Lima Silva Merlo, que atua com prótese dentária e odontologia estética, falou à respeito do assunto, citando as principais dúvidas de pessoas que querem aderir ao procedimento.

A cirurgiã explica que para fazer o procedimento é necessário um desgaste dentário mínimo ou nulo, de forma que preserve ao máximo a estrutura dental, trazendo resultados quanto à durabilidade, estética e naturalidade do sorriso. Carla ressaltou, ainda, que a indicação da lente de porcelana deve ser precedida de uma análise particular do caso de cada paciente. Cada caso é planejado individualmente. 

Para quem é indicado o procedimento?

As principais indicações são para pacientes que querem mudar a cor dos dentes, fazer a correção de tamanho, forma e textura, fazer fechamento de diastemas (espaços entre os dentes), mudanças no contorno dentário e camuflagem de restaurações em resina.

Tem idade mínima para fazer o procedimento?

As lentes de contato dentais não exigem idade mínima ou máxima para o paciente, de acordo com a dentista. Porém, por se tratar de um tratamento cosmético, que exige responsabilidade para com os cuidados de higiene oral, recomenda-se o tratamento para pessoas a partir dos 18 anos de idade.

Citando os exemplos dos artistas que tiveram os dentes desgastados, Carla explica como é feito o procedimento

"Geralmente um pequeno desgaste dental é necessário para que se tenha um resultado estético satisfatório, melhor adaptação da peça e obter boas propriedades do material. Casos como mostrado pelo Carlinhos Maia ou o Davi Mateus, que possuem um desgaste maior, tem indicação específica para tal e não podem ser tidos como regra para este procedimento. As lentes são conhecidas justamente pelo seu caráter de tratamento conservador".

"Reafirmo o que disse, exemplificando com um caso realizado por mim. Na foto a seguir, a paciente está com metade da arcada superior esquerda com desgastes mínimos para as lentes e na outra metade (direita da paciente), com os dentes ainda intactos. Fiz o registro justamente para mostrar para os pacientes o caráter conservador do tratamento".

Uma das principais dúvidas das pessoas que tem o desejo de fazer o procedimento odontológico é em relação a durabilidade das lentes nos dentes. Carla explica, que o tempo de vida útil das lentes pode ser de até 20 anos, porém, o tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente. 

A dentista alerta que é imprescindível que o paciente que possui as lentes de contato nos dentes, mantenha a correta higiene bucal, tenha hábitos parafuncionais (exemplo: bruxismo, roer unha) controlados e faça acompanhamento periódico com seu dentista. Portanto, a cooperação do paciente é fundamental.

Uma vez feito o procedimento, há possibilidade de voltar atrás e não utilizar mais as lentes?

Na técnica usada por desgaste mínimo, o tratamento é irreversível, ou seja, não é possível a remoção das lentes, a não ser que seja para a troca por novas peças, diz a cirurgiã. Ainda de acordo com Carla, os resultados são extremamente naturais e satisfatórios quando bem planejados, e dificilmente pacientes se arrependem de ter feito o procedimento.

O que uma pessoa que quer colocar lentes nos dentes deve saber à respeito do procedimento? Quais os tipos de cuidados devem ter?

Carla explica que o uso das lentes de contato é uma alternativa conservadora, rápida e efetiva para restabelecer a forma, cor e função dos dentes, solucionando casos de maneira satisfatória e duradoura. Os cuidados são básicos, os mesmos que o paciente teria com seus dentes naturais como:

- Manter uma boa higiene oral

- Evitar uso de substâncias que possam arranhar ou danificar a peça

- Fazer acompanhamento anual com seu dentista

O paciente que faz o procedimento, corre algum tipo de risco dentário?

De acordo com a cirurgiã-dentista, não. São extremamente seguras e previsíveis. O correto diagnóstico facilitará o planejamento e a possibilidade de execução das lentes de contato, permitindo um ótimo trabalho com preservação máxima de estrutura dentária. Lembrando que cada caso é único e deve ter planejamento específico.

Para quem o procedimento é contraindicado?

A aplicação de lentes de contato dentais está contraindicada em pacientes com hábitos parafuncionais (exemplo: roer unha, bruxismo) não identificados e tratados, doença periodontal e dentes com estrutura extremamente reduzida.

Diversas celebridades brasileiras como Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Simone, da dupla com Simaria, Neymar, Carlinhos Maia, Grazi Massafera e Deborah Secco aderiram às lentes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp