As lentes de contato nos dentes têm se tornado queridinhas entre artistas e anônimos, já que o procedimento deixa o sorriso impecável. O procedimento consiste em um laminado colado na superfície externa dos dentes e pode ser feito com resina ou com faceta de porcelana. Dependendo do histórico dentário do paciente, em alguns casos, para que o procedimento seja feito, é preciso desgastar os dentes naturais para colocar os postiços.
Alguns artistas como o influenciador Carlinhos Maia e Davi Mateus chocaram internautas ao mostrar em rede social o resultados dos dentes naturais após tirar as lentes de contato. O resultado é assustador.
A cirurgiã-dentista Carla Lima Silva Merlo, que atua com prótese dentária e odontologia estética, falou à respeito do assunto, citando as principais dúvidas de pessoas que querem aderir ao procedimento.
A cirurgiã explica que para fazer o procedimento é necessário um desgaste dentário mínimo ou nulo, de forma que preserve ao máximo a estrutura dental, trazendo resultados quanto à durabilidade, estética e naturalidade do sorriso. Carla ressaltou, ainda, que a indicação da lente de porcelana deve ser precedida de uma análise particular do caso de cada paciente. Cada caso é planejado individualmente.
Para quem é indicado o procedimento?
As principais indicações são para pacientes que querem mudar a cor dos dentes, fazer a correção de tamanho, forma e textura, fazer fechamento de diastemas (espaços entre os dentes), mudanças no contorno dentário e camuflagem de restaurações em resina.
Tem idade mínima para fazer o procedimento?
As lentes de contato dentais não exigem idade mínima ou máxima para o paciente, de acordo com a dentista. Porém, por se tratar de um tratamento cosmético, que exige responsabilidade para com os cuidados de higiene oral, recomenda-se o tratamento para pessoas a partir dos 18 anos de idade.
Citando os exemplos dos artistas que tiveram os dentes desgastados, Carla explica como é feito o procedimento
"Geralmente um pequeno desgaste dental é necessário para que se tenha um resultado estético satisfatório, melhor adaptação da peça e obter boas propriedades do material. Casos como mostrado pelo Carlinhos Maia ou o Davi Mateus, que possuem um desgaste maior, tem indicação específica para tal e não podem ser tidos como regra para este procedimento. As lentes são conhecidas justamente pelo seu caráter de tratamento conservador".
"Reafirmo o que disse, exemplificando com um caso realizado por mim. Na foto a seguir, a paciente está com metade da arcada superior esquerda com desgastes mínimos para as lentes e na outra metade (direita da paciente), com os dentes ainda intactos. Fiz o registro justamente para mostrar para os pacientes o caráter conservador do tratamento".
Uma das principais dúvidas das pessoas que tem o desejo de fazer o procedimento odontológico é em relação a durabilidade das lentes nos dentes. Carla explica, que o tempo de vida útil das lentes pode ser de até 20 anos, porém, o tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente.
A dentista alerta que é imprescindível que o paciente que possui as lentes de contato nos dentes, mantenha a correta higiene bucal, tenha hábitos parafuncionais (exemplo: bruxismo, roer unha) controlados e faça acompanhamento periódico com seu dentista. Portanto, a cooperação do paciente é fundamental.
Uma vez feito o procedimento, há possibilidade de voltar atrás e não utilizar mais as lentes?
Na técnica usada por desgaste mínimo, o tratamento é irreversível, ou seja, não é possível a remoção das lentes, a não ser que seja para a troca por novas peças, diz a cirurgiã. Ainda de acordo com Carla, os resultados são extremamente naturais e satisfatórios quando bem planejados, e dificilmente pacientes se arrependem de ter feito o procedimento.
O que uma pessoa que quer colocar lentes nos dentes deve saber à respeito do procedimento? Quais os tipos de cuidados devem ter?
Carla explica que o uso das lentes de contato é uma alternativa conservadora, rápida e efetiva para restabelecer a forma, cor e função dos dentes, solucionando casos de maneira satisfatória e duradoura. Os cuidados são básicos, os mesmos que o paciente teria com seus dentes naturais como:
- Manter uma boa higiene oral
- Evitar uso de substâncias que possam arranhar ou danificar a peça
- Fazer acompanhamento anual com seu dentista
O paciente que faz o procedimento, corre algum tipo de risco dentário?
De acordo com a cirurgiã-dentista, não. São extremamente seguras e previsíveis. O correto diagnóstico facilitará o planejamento e a possibilidade de execução das lentes de contato, permitindo um ótimo trabalho com preservação máxima de estrutura dentária. Lembrando que cada caso é único e deve ter planejamento específico.
Para quem o procedimento é contraindicado?
A aplicação de lentes de contato dentais está contraindicada em pacientes com hábitos parafuncionais (exemplo: roer unha, bruxismo) não identificados e tratados, doença periodontal e dentes com estrutura extremamente reduzida.
Diversas celebridades brasileiras como Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Simone, da dupla com Simaria, Neymar, Carlinhos Maia, Grazi Massafera e Deborah Secco aderiram às lentes.