Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984, o general de divisão Eduardo Pazuello, que foi anunciado hoje (15) como Ministro da Saúde interinamente, prestou serviços ao governo desde a época do presidente Michel Temer quando, em fevereiro de 2018, assumiu a coordenação da Operação Acolhida, que cuida de refugiados da Venezuela em Roraima.
Até o início desta manhã (15), Pazuello atuava como Secretário de Sáude no governo de Bolsonaro.
Foi em 2018 também que Pazuello assumiu o posto de general de divisão. Depois que deixou a Acolhida, ele assumiu o comando da 12ª Região Militar, no Amazonas.
Colegas militares destacaram o perfil "determinado" do general e elogiaram o fato de Pazuello ter se colocado como solução transitória no governo durante a pandemia de coronavírus.
O atual ministro da Secretaria de Governo, disse em uma entrevista que Eduardo tem um currículo excelente. "Ele é excepcional em áreas de logísticas é conhecido por fazer acontecer", afirmou.
Natural do Rio de Janeiro, quando tenente e capitão, Pazuello participou de Operações na Selva, no Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus (AM).
Assim como o presidente Jair Bolsonaro e outros membros militares do governo, Pazuello possui o curso de paraquedista, sendo que fez graduações como mestre de salto; salto livre e avançado de salto livre.
Já como oficial superior realizou o curso de Comando e Estado-Maior no Exército, e o curso de política e estratégia aeroespaciais, na Força Aérea Brasileira (FAB).
Entre algumas funções que exerceu já como oficial general destacam-se a assessoria de Planejamento, Programação e Controle Orçamentário do Comando Logístico; o comando da Base de Apoio Logístico do Exército; e a coordenação logística das Tropas do Exército Brasileiro empregadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016;
Segundo o Exército, dentre as condecorações que Pazuello recebeu, destacam-se as medalhas de Serviço Amazônico, Mérito Aeroterrestre, Pacificador, Ordem do Mérito Militar Grande Oficial, Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito Aeronáutico Cavaleiro e Distintivo de Comando Dourado.