22/02/2023 às 15h13min - Atualizada em 23/02/2023 às 00h01min

Projeto torna obrigatória informação sobre Transtorno do Espectro Autista no cartão de vacinação

Informação também permite o diagnóstico precoce do autismo

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/939975-projeto-torna-obrigatoria-informacao-sobre-transtorno-do-espectro-autista-no-cartao-de-vacinacao/
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputada Amanda Gentil fala ao microfone. Ela é branca, tem o cabelo escuro, longo e liso, e usa um terno cor de laranja

Deputada Amanda Gentil fala ao microfone. Ela é branca, tem o cabelo escuro, longo e liso, e usa um terno cor de laranja

Amanda Gentil: conhecimento sobre o autismo permitirá o acolhimento das pessoas

O Projeto de Lei 452/23 obriga o poder público a disponibilizar conteúdo informativo à população a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) impresso no cartão de vacinação, ou em separado para ser anexada ao cartão.

Além disso, pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, o conteúdo informativo deverá constar nas páginas de internet e redes sociais dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as esferas de governo.

O texto inclui a medida na Lei 12.764/12, que trata da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e já prevê como diretriz da política a responsabilidade do poder público quanto à informação pública relativa ao transtorno e suas implicações.

Autora da proposta, a deputada Amanda Gentil (PP-MA) afirma “que a informação é fundamental para desfazer preconceitos”. Segundo ela, a informação também permite que os pais prestem mais atenção em relação ao desenvolvimento de seus filhos, de forma a permitir um diagnóstico precoce. “Para aqueles que já têm o diagnóstico, facilita a compreensão do que é um transtorno, porque se diz que é um espectro, e o que tudo isso significa para a vida da família”, afirma Amanda.

“Para a sociedade em geral, o conhecimento sobre o autismo permitirá a compreensão e acolhimento das pessoas com o transtorno do espectro autista”, acrescenta.

Na Câmara já tramita o Projeto de Lei 5104/20, que torna obrigatório incluir em carteiras e cadernetas de vacinação, em formato impresso ou digital, informações relacionadas aos principais sintomas do Transtorno do Espectro Autista.

Tramitação
O PL 452/23 ainda será despachado para as comissões permanentes.

 

 



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/939975-projeto-torna-obrigatoria-informacao-sobre-transtorno-do-espectro-autista-no-cartao-de-vacinacao/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ES EM Dia Publicidade 1200x90
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp