Morreu nesta terça-feira (28), aos 59 anos, o prefeito de Pedras de Fogo (PB), Manoel Junior, que foi deputado federal por três mandatos. Ele fazia um tratamento contra câncer no pâncreas e estava internado em unidade de terapia intensiva (UTI) em um hospital de João Pessoa.
Em homenagem ao ex-deputado, o Plenário da Câmara fez 1 minuto de silêncio. "Ficam aqui os nossos sentimentos à família, os nossos sentimentos ao MDB, os nossos sentimentos a todos aqueles paraibanos que, neste momento, sofrem com a morte tão precoce, 59 anos, daquela grande liderança política, Manoel Junior", disse o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), ao propor o minuto de silêncio na sessão do Plenário.
Trajetória
Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em cirurgia geral pelo Hospital Getúlio Vargas, Manoel Junior foi prefeito de Pedras de Fogo por quatro mandatos, deputado estadual, vice-prefeito de João Pessoa e exerceu por três mandatos consecutivos o cargo de deputado federal. Ele foi eleito deputado federal em 2006, 2010 e 2014. Em janeiro de 2017, renunciou ao mandato para assumir o cargo de vice-prefeito de João Pessoa.
Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, em 2011; e 1º vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, em 2015, entre outras atividades (confira a biografia parlamentar completa).
Também já presidiu a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), no período 1997-2002; e foi secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de 1998 a 2002.