A Câmara dos Deputados iniciou a Ordem do Dia da sessão deliberativa do Plenário e analisa agora moções de repúdio à Federação Espanhola de Futebol (La Liga), a seu presidente, Javier Tebas Medrano, e a todos os torcedores em razão dos atos racistas contra o jogador brasileiro Vini Jr, no último domingo (21) em jogo do Valencia versus Real Madrid.
São mais de dez moções que tramitam em conjunto, sendo duas delas capitaneadas pelos deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Danilo Forte (União-CE).
O presidente da Câmara, Arthur Lira, anunciou que vai reunir todas as moções de repúdio ao episódio de racismo e de apoio ao jogador e encaminhá-las aos órgãos competentes. "A Mesa Diretora irá compilar todas as propostas de repúdio e de apoio para que esse ato simbólico da aprovação de todas, em conjunto, transmita ao mundo do futebol e à liga espanhola todo o repúdio do Brasil em relação ao tratamento dispensado a Vinícius Júnior", disse Lira.
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), defendeu a votação. "É muito importante esta manifestação do Parlamento brasileiro, um compromisso desta Casa na luta contra o racismo", disse.
Autor de uma das propostas, o deputado Danilo Forte afirmou que o texto busca transmitir a solidariedade a Vinícius Júnior e a todos os atletas afrodescendentes. "Instamos a todos os membros da sociedade, entidades esportivas, governos e instituições a se unirem na luta contra o racismo, visando construir uma
sociedade mais justa, igualitária e inclusiva para todos", disse.
Mais informações em instantes