MENU

04/06/2020 às 09h33min - Atualizada em 04/06/2020 às 09h33min

Guarapari terá isolamento total de 06 à 14 de junho das 19h ás 5h

Da Redação
 

O prefeito de Guarapari Edson Magalhães, PSDB, assina em breve um decreto com novas normas mais rígidas para o funcionamento do comércio local neste momento que os números de infectados pelo novo coronavírus tem crescido no município e região.

Para anunciar as novas medidas que infelizmente estão sendo adotadas pela municipalidade, o prefeito convidou alguns veículos de comunicação para uma pequena coletiva na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, onde estiveram presentes além do prefeito Edson Magalhães, a secretária municipal de Saúde, Alessandra Albani, o novo comandante da Policia Militar no município Cel Caus, comandante do Corpo de Bombeiros em Guarapari Ten. Cel Brunoo secretário de Postura e Trânsito Luiz Carlos Cardozo Filho e o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas deGuarapari (CDL), Aguinaldo Ferreira Junior.

Todos os presentes foram unanimes em afirmar que as essas novas medidas são realmente necessárias para tentar conter o crescimento do número de casos de coronavírus no município, que tem crescido assustadoramente, assim como os números de óbitos que infelizmente, também tem aumentado.

Entre as novas medidas estão: fechamento total do comercio não essencial nos próximos dois finais de semana (sábados e domingos), supermercados irão funcionar aos sábados (6 e 13) apenas até as 14h e não funcionarão nos domingos (7 e 14). De segunda à sexta-feira o comércio local irá funcionar normalmente das 9hs às 17hs. “Sabemos que infelizmente essas medidas são necessárias porque estamos falando de um assunto que envolve vidas. Peço aos nossos comerciantes, associados ou não, que cumpram rigorosamente essas normas para que possamos o quanto antes sairmos dessa situação”, afirma Aguinaldo Ferreira Presidente da CDL.

 Restaurantes

Os restaurantes poderão funcionar, sem comercialização de bebida alcoólica, de segunda à sábado, com atendimento presencial, de 10h às 16 horas; domingo (07) o atendimento presencial vai até às 15 horas; no domingo seguinte (14), não haverá atendimento presencial, sendo permitido somente funcionamento na modalidade Delivery. 

Comércio Essencial

São considerados comércios essenciais e poderão funcionar nos finais de semana: farmácias, distribuidoras de gás de cozinha e de água, padarias e postos de combustíveis. 

Proibido atividades físicas na orla

 Excepcionalmente, nos dias 06, 07, 13 e 14 de junho, fica proibida a prática de caminhada ou corrida na orla das praias (calçadão e área de areia).  

Delivery

É importante ressaltar que, serviços realizados na modalidade Delivery, não terão limitação no horário de funcionamento, mas que, preferencialmente, o entregador tenha em mãos uma carta (documento) da empresa para qual trabalha, afirmando que o mesmo está em serviço de entrega naquele dia e horário.

Isolamento total

No período compreendido entre os dias 06 a 14 de junho, o município de Guarapari estará em Isolamento Total das 19h às 5h da manhã do dia seguinte. Esse isolamento total significa que ninguém poderá estar circulando em vias públicas (área urbana e rural), sem que tenha um motivo plausível para tal, como está indo a padaria, a farmácia ou algo que se faça necessário estar na rua, do contrário será orientado por servidores do município ou pela Policia Militar para que retorne à sua casa.

Apoio da Policia Militar

Segundo o novo comandante da Policia Militar em Guarapari, Cel. Caus, a Policia Militar estará atuando em apoio às ações implantadas pela Prefeitura Municipal de Guarapari para que essas novas normas mais regidas de funcionamento do comércio sejam cumpridas em sua totalidade. “Sabemos que essas medidas infelizmente são necessárias e precisamos contar com o apoio da população. Se o cidadão não tiver consciência do isolamento, nosso trabalho de nada adiantará”, afirma o Cel. Caus.

Funcionamento de academias

O funcionamento de academias de esporte somente será permitido de segunda a sexta- feira, seguindo as atuais normas de isolamento já em vigor, e de 10 pessoas por horário.

Para o prefeito Edson Magalhães, é extremamente necessário que as famílias cuidem uns dos outros. “Gente, estamos falando de uma situação de saúde pública muito séria. Os números estão só aumentando, as pessoas não se cuidam. É preciso que os pais não deixem os filhos adolescentes na rua sem necessidade e sem máscaras. E os filhos também precisam cuidar dos pais e avós para que não façam o mesmo. O assunto é muito sério e precisamos contar com a colaboração da população. O isolamento não acabou como as pessoas estão achando”, afirma Edson Magalhães.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Alessandra Albani, o município irá intensificar as campanhas de conscientização para que as pessoas respeitem o isolamento social e que cuidem umas das outras. “Essas medidas estão sendo adotadas para que outras ainda mais rígidas não venham a ser necessárias. Mas, precisamos imensamente, contar com a colaboração das pessoas”, diz Alessandra.

  Barreiras na entrada da cidade

O secretário de Postura e Trânsito Luiz Carlos Cardozo afirmou que o município continuará com as barreiras, mas que as mesmas servem apenas para barrar a entrada de ônibus e vans de excursão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp