A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Resolução 10/21, que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Irlanda. A proposta já foi transformada na Resolução 3/23.
De autoria do ex-deputado Geninho Zuliani, o projeto estabelece que o grupo terá o objetivo de incrementar as relações diplomáticas parlamentares e “alcançar uma política externa com maior participação do Legislativo sobre os possíveis resultados das relações internacionais em diversas áreas”.
Para o relator, deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF), a cooperação entre os dois países possui potencial significativo para impulsionar o comércio bilateral e gerar benefícios mútuos. “Ambos os países têm economias dinâmicas e complementares, o que cria oportunidades para parcerias estratégicas em diversos setores”, disse.
Segundo o autor, “as perspectivas de cooperação nas áreas de educação, ciência e tecnologia se ampliaram após o programa Ciência sem Fronteiras (CSF), o qual estimulou significativamente o intercâmbio entre as comunidades acadêmicas dos dois países”.
Composição
O grupo será composto por membros do Congresso Nacional, sem ônus financeiro para a Câmara dos Deputados, e será regido por estatuto próprio a ser aprovado pelos integrantes e com disposições que deverão respeitar as prescrições legais e regimentais em vigor.