19/06/2023 às 18h09min - Atualizada em 20/06/2023 às 00h01min

Câmara homenageia Bruno Pereira e Dom Phillips em sessão solene

Participantes defenderam direitos dos povos indígenas e pediram adoção de medidas de conservação da floresta

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/972887-camara-homenageia-bruno-pereira-e-dom-phillips-em-sessao-solene/
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Indigenista Bruno Pereira e ao Jornalista Britânico Dom Philips, in memoriam. Dep. Juliana Cardoso (PT - SP). Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires.

Homenagem ao Indigenista Bruno Pereira e ao Jornalista Britânico Dom Philips, in memoriam. Dep. Juliana Cardoso (PT - SP). Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires.

Sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados

A sessão solene para homenagear o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, realizada nesta segunda-feira (19) na Câmara dos Deputados, foi marcada pela defesa da necessidade de proteger os que ainda estão na região próxima ao Vale do Javari, no Amazonas, com a conservação da floresta e a garantia dos direitos dos povos indígenas. Bruno e Dom foram assassinados em junho do ano passado, quando navegavam na região.

Procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, Eliésio Marubo desabotoou a camisa durante a sessão para mostrar o colete à prova de balas que precisa usar para se proteger. “Eu não quero acreditar que, em um Estado Democrático de Direito, isso aqui seja normal [bate no colete]. Isso não é normal. Andar com segurança do lado não é normal. Não é para ser considerado normal”, lamentou.

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP), que solicitou a sessão, disse que os povos indígenas já perderam muitas pessoas na defesa dos seus direitos e precisam ser cuidados. E citou Bruno e Dom. “Os legados deles vão continuar. Vão ecoar no mais alto tom não somente na Amazônia, mas em todo o nosso Brasil. A voz desta pauta, daqueles que lutam pela garantia dos direitos e da proteção territorial do nosso povo”.

Em julho de 2022, o Ministério Público denunciou três pessoas pelos homicídios e ocultação de cadáveres. Em janeiro deste ano, a Polícia Federal apontou Ruben Dario Villar, conhecido como Colômbia, como o mandante dos crimes. Ele é suspeito de atuar com pesca ilegal no Vale do Javari. O Ministério dos Povos Indígenas criou um grupo de trabalho para promover a segurança na região.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/972887-camara-homenageia-bruno-pereira-e-dom-phillips-em-sessao-solene/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ES EM Dia Publicidade 1200x90
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp