A Praia da Costa Azul, em Iriri, no litoral de Anchieta, será totalmente revitalizada. O governo Estadual, juntamente com a Prefeitura de Anchieta, irá assinar a ordem de serviço para início das obras nesta terça-feira, 30, a partir das 08h30min. A solenidade virtual, que ainda irá inaugurar a obra da construção do muro de contenção na Ponta dos Castelhanos, poderá ser acompanhada pelas redes sociais do governo do Estado.
A execução do projeto que inclui diversas melhorias no local será realizada mediante a celebração de um convênio entre a Prefeitura de Anchieta e o governo do Estado. A obra será edificada pela empresa SP Engenharia Ltda, que terá 360 dias para concluir o serviço. O valor do contrato com a empresa executora é de R$ 3.225.461,19.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o projeto na Costa Azul inclui a demolição dos quiosques existentes com construção de seis novos. Ainda serão construídos 03 banheiros e 03 quiosques para a venda de água de coco. Haverá drenagem e pavimentação da via, iluminação com lâmpadas de LED, paisagismo e instalação de lixeiras e bicicletários. As castanheiras existentes na orla serão mantidas.
Para o prefeito Fabrício Petri a obra será mais um importante instrumento turístico para o município, em especial para o balneário de Iriri. “Com apoio do governo estadual estamos conseguindo executar duas orlas (Iriri e Castelhanos) e com recursos próprios a orla da Praia Central. Essas obras representam importantes instrumentos de fomento ao turismo no município, atraindo mais visitantes e fomentando a economia local”, disse.
Reurbanização de orlas em Anchieta impediu demolição de quiosques
A reurbanização dessa orla, como a que está ocorrendo em Castelhanos, impediu que todos os quiosques do município fossem demolidos, conforme determinação da Justiça Federal desde 2016. (veja cronologia do processo abaixo).
Já em Castelhanos, a obra foi iniciada garantindo a pavimentação da avenida Beira Mar e construção do calçadão e ciclovia.
*Cronologia – Entenda o processo e as ações tomadas para impedir a demolições de todos os quiosques das orlas de Anchieta:*
2006- O Ministério Público Federal (MPF) informou da decisão sobre a obrigação do município de Anchieta demolir todos os quiosques das orlas, considerando irregularidades ambientais da construção e localização.
2016- A decisão foi transitada e julgada, determinando que todos os quiosques das praias de Anchieta fossem demolidos, imediatamente. O MPF encaminhou a decisão e a determinação para a Prefeitura de Anchieta.
2017- Mas somente em 2017 que a prefeitura se manifestou. Na ocasião o prefeito Fabrício Petri reuniu sua equipe e foi em busca de uma solução para não prejudicar os quiosqueiros e o município.
A equipe elaborou um plano de ação, onde serão revitalizadas as orlas com retirada dos quiosques e construção de novos de forma gradual.
2018- O plano foi aceito pelo MPF. Desde então a prefeitura iniciou o processo para captação de recursos para a execução do plano. Com apoio do governo do Estado conseguiu a revitalização da orla da Praia de Castelhanos. A obra deve finalizar em agosto deste ano.
2019- Com recursos próprios, no final do ano passado, a prefeitura iniciou a revitalização da orla da praia central. A obra está em andamento e inclui a reconstrução de mais de um quilômetro do calçadão, instalação de academia, chuveiros, arquibancadas, bancos e melhorias no acesso em um trecho de 300 metros da orla.
2020 – Também este ano foi iniciada a construção do muro de contenção do trecho que compreende a Vila Samarco, que será igual ao executado na Ponta dos Castelhanos em 2019. Dessa forma, toda extensão da orla da Praia Central receberá melhorias.
Para o balneário de Ubu a prefeitura está finalizando o projeto de revitalização da orla. Em breve será apresentado aos moradores para, após, captar recursos e executar a obra.