Esse incremento para a alimentação dos alunos matriculados nas redes municipais, que nunca havia sido utilizado como alternativa para compor os cardápios, é um diferencial de inovação, visando um prato saudável que promove a formação de bons hábitos alimentares.
De acordo com Martha Scherres, essa é uma maneira de fortalecer a qualidade da refeição escolar. “ Tornar o peixe parte da merenda escolar favorece maior riqueza nutricional a essas crianças e, em contrapartida é um incentivo de extrema importância para os pescadores e à agricultura familiar do município”, avalia a prefeita interina.
O Secretário de Agricultura e Pesca, Marco Xavier, já recebeu visitas de representantes de algumas cidades que gostariam de implantar o método em seus municípios. “São processos institucionais, porque eles não vieram de cooperativas e nem de associações, são produtores rurais, pescadores, mas individuais. Isso tudo é o resultado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um programa de políticas públicas do governo federal. Hoje o município compra através do PNAE e do PAA. E o peixe, através do PAA. Já recebemos a nutricionista do Incaper e da Prefeitura de Linhares, além de Anchieta para aderirem a esse processo.Vieram saber como Piúma fez para aderir. Gostaria de aproveitar e agradecer o Incaper, que é um grande parceiro nosso”, enfatizou.
Com isso, Piúma vai participar pela primeira vez em sua história com o pescado, do Prêmio Prefeito Empreendedor, um projeto do SEBRAE/ES. Inclusive já foi feito um cadastramento junto ao governo federal para que o município possa participar desse programa.
Prêmio Prefeito Empreendedor
O Sebrae, com esse prêmio, reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que implantaram projetos que tiveram resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.