O prefeito municipal de Itapemirim, Thiago Peçanha, exonerou todos os funcionários comissionados, no Diário Oficial desta terça-feira (17). O decreto n° 16.506/2020 ainda destituiu os servidores estatutários ocupantes de funções gratificadas remuneradas, nos órgãos que compõem as estruturas organizacionais da PMI (Decreto na íntegra abaixo).
Análise da redação
A manobra antipopular feita dois dias após a sua reeleição, pode ter sido motivada por conta do desequilíbrio nas contas da prefeitura de Itapemirim. A gestão Thiago Peçanha, vem sendo alvo de muitas críticas desde o fim do primeiro semestre. A prefeitura teve uma a queda brusca na arrecadação por conta da queda nos royalties de petróleo e tem tido dificuldade para pagar funcionários e fornecedores, entre eles, o comércio da cidade, que temtido dificuldade em receber pelas compras feitas pelo Facecard, ticket de alimentação dos funcionários da prefeitura.
Essa medida como forma de enxugar e estabilizar as contas públicas visando atender a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), está causando grande repercurssão na cidade e em todo Sul do ES.
Thiago Peçanha se reelegeu com 51,74%, totalizando 13.934 votos.
Confira a publicação na íntegra: