MENU

08/10/2021 às 16h44min - Atualizada em 09/10/2021 às 12h00min

Comissão debate manifestações alternativas de expressão cultural

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/815272-comissao-debate-manifestacoes-alternativas-de-expressao-cultural/
Paulo H Carvalho/Agência Brasília
Cultura - popular - grafite - Na foto o grafiteiro Elom

Cultura - popular - grafite - Na foto o grafiteiro Elom

O grafite é uma das manifestações culturais que serão tema de audiência pública

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na sexta-feira (15) sobre o tema "Manifestações da cultura brasileira: charge, cartum, grafite e caricatura". O debate será realizado no plenário 8, às 10 horas.

A audiência atende requerimento das deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Maria do Rosário (PT-RS). Para elas, a cultura não se resume a determinados modos de expressão.

"Na verdade, é tão diversa quanto a imaginação, a criatividade, a inventividade humana, ou seja, é ilimitada. Em razão disso, a cultura alcança diversos tipos de manifestações e expressões. Reconhecer toda essa diversidade é de suma importância para a sua democratização", observam.

Viés elitista
As deputadas lembram que expressões artísticas como a charge, o cartum, o grafite e a caricatura, que foram, e as vezes ainda são, consideradas periféricas ou subalternas, não raro são tidas como menos importantes por um certo establishment cultural que define a arte por um viés elitista.

"Assim, reconhecer como manifestações da cultura brasileira as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite, democratizam o acesso à cultura", afirmam as deputadas.

Debatedores
Foram convidados para a audiência, entre outros, os chargistas Ykenga e Latuff, a grafiteira NeneSurreal e o representante do Hip Hop Gog. Veja a lista de participantes.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/815272-comissao-debate-manifestacoes-alternativas-de-expressao-cultural/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp