A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados debate nesta segunda-feira (18) a criação da campanha Setembro Azul, sobre acesso e inclusão da comunidade surda. A realização da audiência é uma etapa necessária para a instituição de nova data comemorativa.
O deputado Fabio Trad (PSD-MS), que propôs o debate, destaca que no mês de setembro encontram-se algumas datas importantes para a comunidade surda, tais como: o Dia Mundial da Língua de Sinais (10), Dia Nacional dos Surdos (26) e Dia internacional do Surdo (30).
Foram convidados:
- a primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro;
- a atleta surdolímpica pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS), Marcele Félix dos Santos Jordão;
- o professor de Educação Física Leandro Azevedo;
- a pedagoga do curso bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Jacqueline Félix;
- o presidente da Associação de Tradutores Intérpretes e Guia-intérpretes de Lingua de Sinais do Estado do Rio de Janeiro e diretor Regional Sudeste da Federação Brasileira dos Profissionais Tradutores intérpretes e Guia Intérpretes de Língua de Sinais, Lenildo Souza; e
- representantes da Confederação Brasileira Desportiva de Surdos e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.
A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 6. O público pode acompanhar o debate e participar da discussão pela internet.