O Congresso Nacional recebe iluminação especial nas cores roxo e laranja, nesta quarta (27) e na quinta-feiras (28), em adesão à Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase. Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença.
A iluminação especial foi solicitada pelo deputado Júnior Mano (PL-CE).
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e, embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes.
Atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer de formas localizadas e discretas a formas muito severas acometendo grande área da superfície corporal. Os locais mais atingidos são couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco.
Segundo a SBD, a doença afeta cerca de 3% da população mundial, isto é, 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil.
Existem inúmeras opções de tratamento que podem ser indicadas por médico dermatologista.