A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública que realizaria nesta quarta-feira (10) para discutir a abertura da economia brasileira para o comércio internacional.
O debate foi sugerido pelos deputados Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Marco Bertaiolli (PSD-SP).
"A economia brasileira é considerada uma das mais fechadas do mundo. Pesquisa recente do Banco Mundial, envolvendo 188 nações de todo o mundo, mostrou que nossa economia só é mais aberta ao exterior que Nigéria e Sudão", afirma Alencar Filho. Segundo ele, medindo o “grau de abertura” pela métrica mais consagrada (soma das exportações e importações de bens e serviços dividido pelo PIB), em 2017, o percentual brasileiro foi de 22%, enquanto a média mundial foi de 45%.
O deputado ressalta que, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1948 o Brasil detinha 2% das exportações mundiais, mais que China (0,90%) e México (0,80%). "Em 2017, o Brasil encolheu sua fatia para 1,30%, enquanto China foi para 13,20% e México 2,40%", compara.
Alencar Filho afirma ainda que "a razão principal dessa letargia se deve a políticas públicas inadequadas, marcadamente protecionistas".
A comissão ainda não marcou nova data para discutir o assunto.