MENU

11/11/2021 às 09h46min - Atualizada em 11/11/2021 às 10h00min

Gordofobia é tema de debate na Comissão de Legislação Participativa nesta sexta

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/826224-gordofobia-e-tema-de-debate-na-comissao-de-legislacao-participativa-nesta-sexta/
Depositphotos
Foto de perfil de três homens obesos sem camisa numa praia

Foto de perfil de três homens obesos sem camisa numa praia

Gordofobia é o preconceito contra pessoas acima do peso

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (12) os impactos da gordofobia na vida dos brasileiros.

"Gordofobia é um neologismo para o comportamento de pessoas que julgam alguém inferior, desprezível ou repugnante por ser gordo", explicam os deputados do PT Waldenor Pereira (BA) e Paulo Teixeira (SP) no requerimento em que pedem a audiência.

Eles ressaltam que, além dos desafios no enfrentados no transporte público, restaurantes e outros ambientes que não estão preparados para acomodá-las, as pessoas gordas são alvo de piadas e julgamentos.

"Em um mundo pouco adaptado a corpos gordos e em uma sociedade que institucionaliza o preconceito contra os donos desses corpos, navegar pelo cotidiano traz desafios de diversas naturezas, dos mais simples aos mais complexos", afirma os deputados no requerimento. Entre esses desafios eles listam alguns: comprar roupa, caber no banco do metrô, passar na catraca do ônibus.

"Saúde mental então, qual pessoa gorda que tem?", questionam os deputados no documento. "Isso tudo se deve ao fato de a gordofobia estar muito bem estruturada e institucionalizada, e bem amparada nos pilares do capitalismo e machismo, criando outros três pilares sólidos de base desse preconceito: estigmatização, patologização e invisibilização."

Pereira e Teixeira ressaltam que a legislação brasileira não prevê punição específica para quem pratica gordofobia, mas há algumas proteções jurídicas. A lei veda, por exemplo, que as pessoas sejam discriminadas na contratação e determina que é função do empregador fornecer todos os materiais necessários para que o funcionário exerça sua função, inclusive uniformes do tamanho adequado.

Debatedores
Foram convidados para debater o assunto, entre outros:
- a médica e ativista do movimento gorde Ale Mujica Rodriguez;
- a ativista do movimento São Paulo Sem Gordofobia e Mulheres Negras Decidem, Keit Lima;
- a militante e professora de yoga Vanessa Joda;
- um representante do Ministério da Saúde.

A audiência será realizada a partir das 14 horas, em plenário a definir.

O público poderá acompanhar o evento ao vivo e enviar perguntas aos participantes por meio do portal e-Democracia.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/826224-gordofobia-e-tema-de-debate-na-comissao-de-legislacao-participativa-nesta-sexta/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp