A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta sexta-feira (19) em homenagem ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de Novembro. Segundo a representante do Banco Mundial, quase metade das pequenas e médias empresas do País são geridas por mulheres.
A data foi implantada pelas Nações Unidas, em parceria com instituições globais de incentivo às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios, e como parte de uma campanha contra a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.
A homenagem foi sugerida pelas deputadas Adriana Ventura (Novo-SP) e Paula Belmonte (Cidadania-DF) e pelo deputado General Peternelli (PSL-SP), e contou com o apoio da Secretaria da Mulher.
“A mulher passa a ter voz quando tem independência financeira e entra no mercado de trabalho. E o empreendedorismo faz com que elas tenham autonomia e liberdade", afirmou Adriana Ventura.
Já Paula Belmonte disse que as mulheres têm o dom nato de empreender. “Algumas ainda não acreditam que são capazes, mas, pelo empreendedorismo, é possível tirar muitas mulheres da situação de vulnerabilidade.”