29/11/2021 às 08h13min - Atualizada em 29/11/2021 às 10h00min

Grupo Parlamentar avalia resultados da Conferência do Clima realizada na Escócia

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/831094-grupo-parlamentar-avalia-resultados-da-conferencia-do-clima-realizada-na-escocia/
Heber Barros/CNI
Pessoas caminham numa rua. Ao lado um cartaz da Conferência do Clima preso num poste

Pessoas caminham numa rua. Ao lado um cartaz da Conferência do Clima preso num poste

COP-26 reuniu 200 países em busca de ações contra o aquecimento global

O Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica discute nesta segunda-feira (29) os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima realizada neste mês na Escócia (COP-26) e os desafios para a diplomacia parlamentar da Amazônia.

A COP-26 reuniu quase 200 países em busca de ações efetivas para a redução das emissões de gases poluentes e do ritmo acelerado de aquecimento global.

Houve acordos não obrigatórios em torno de desmatamento zero e redução de 30% nas emissões de gás metano até 2030, além de pactos por recuperação florestal. Por outro lado, ainda persistem alguns entraves entre países ricos e em desenvolvimento quanto aos mecanismos de financiamento dessas ações e quanto à efetiva redução do uso de carvão e de combustíveis fósseis, que estão na lista dos principais causadores do efeito estufa.

Foram convidados para debater o assunto:
- o ex-ministro do Meio Ambiente do Peru Manuel Pulgar Vidal;
- o ex-presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados Rodrigo Agostinho (PSB-SP); e
- a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Alexandra Moreira López.

A reunião está marcada para as 16 horas e será remota. Os interessados podem participar por meio do portal e-Cidadania.

O grupo
O grupo parlamentar foi criado pelo Senado em março. Composto por deputados e senadores, o grupo é presidido pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

A ideia é dar suporte ao Parlamento Amazônico e viabilizar a integração entre as casas parlamentares dos países ligados à Floreta Amazônica.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/831094-grupo-parlamentar-avalia-resultados-da-conferencia-do-clima-realizada-na-escocia/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp