A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quarta-feira (8) discutir a agenda de combustível do setor aéreo, a política de preço de querosene de aviação e os combustíveis alternativos.
Foram convidados para o debate representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Petrobras, da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), além dos ministérios de Minas e Energia e de Infraestrutura, dentre outros. Veja aqui a lista completa de participantes.
O deputado Édio Lopes (PL-RR), que solicitou a audiência pública, lembra que o preço do querosene de aviação (QAV) vem sofrendo sucessivos aumentos de preço, assim como a gasolina, devido à política de paridade de preço internacional adotada pela Petrobras. "A escalada do preço do QAV neste ano supera em 4,2 pontos percentuais a variação de 43,5% registrada pela gasolina no mesmo período", afirma.
No pedido, Lopes cita resolução aprovada pela ANP que permite a introdução, no mercado brasileiro, de um novo tipo de QAV, o JET A. "Além disso, tramita na Câmara dos Deputados o PL 1873/21, que estabelece o Programa Nacional dos Combustíveis Avançados Renováveis."
O evento será realizado no plenário 14, às 10 horas.