A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (14) para discutir a preparação da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Inverno, a serem realizados em Pequim (China) no período de 4 a 20 de fevereiro de 2022.
O debate é uma iniciativa do deputado Luiz Lima (PSL-RJ). Ele ressalta que, apesar de ainda ter pouca tradição nas modalidades de inverno, o Brasil levará representantes à competição da China.
"Uma vez que há recursos públicos das loterias investidos nas confederações para desenvolver as modalidades e participar dos Jogos de Inverno, é preciso conhecer mais esses esportes", acrescenta o parlamentar.
Os Jogos de Pequim reunirão mais de três mil atletas e prometem ser um evento histórico porque, pela primeira vez na história, uma cidade que abrigou uma edição de verão (2008) também sediará a Olimpíada de Inverno.
Em protesto por "violações dos direitos humanos cometidos pelo governo chinês", os Estados Unidos anunciaram boicote diplomático à competição, ou seja, Washington não enviará autoridades oficiais ao evento. A decisão do governo Joe Biden não afeta, no entanto, a participação dos atletas norte-americanos.
Convidados
Já confirmaram presença na audiência desta terça-feira:
- o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Karl Anders Pettersson;
- o secretário nacional de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, Bruno Souza;
- o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Matheus Figueiredo; e
- a representante da modalidade Skeleton na Comissão de Atletas da CBDG, Nicole Rocha Silveira.
A reunião será realizada no plenário 6, às 15 horas. O público poderá acompanhar a discussão ao vivo e enviar perguntas aos participantes por meio do portal e-Democracia.