27/12/2021 às 10h11min - Atualizada em 27/12/2021 às 14h00min

Comissão aprova projeto que prevê regras de governança na elaboração de normas sobre direito econômico

Pela proposta, os entes federativos, ao regular atividades privadas, deverão sempre que possível buscar a desburocratização de processos

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/841988-comissao-aprova-projeto-que-preve-regras-de-governanca-na-elaboracao-de-normas-sobre-direito-economico/
Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Modelos de Parceria na Educação Infantil. Dep. Tiago MitraudNOVO - MG

Audiência Pública - Modelos de Parceria na Educação Infantil. Dep. Tiago MitraudNOVO - MG

Tiago Mitraud: proposta deverá elevar a qualidade da democracia

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece regras para a edição, a revisão e a aplicação de normas específicas de direito econômico, ou legislação correlata, em conformidade com os princípios gerais da atividade econômica.

O Projeto de Lei 4888/19, dos deputados Eduardo Cury (PSDB-SP) e Alessandro Molon (PSB-RJ), foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG). Para Mitraud, o texto deverá elevar a qualidade da democracia no País. “Haverá aumento da legitimidade da atuação administrativa”, disse.

Pelo substitutivo, as regras serão válidas no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Destaque do PT, aprovado pela comissão, excluiu conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas da futura lei.

Entre outros pontos reformulados pelo relator, o substitutivo prevê que, nos municípios, a adoção das medidas será adaptada ao nível de complexidade da ordenação pública local e aos recursos disponíveis. Os municípios com menos de 50 mil habitantes só precisarão adotar a futura lei três anos após a vigência.

Outros pontos
Pelo texto, os entes federativos, ao regular atividades privadas, deverão sempre que possível buscar a desburocratização de processos, levando em conta também as probabilidades de acidentes e danos para assim definir e graduar a imposição de deveres e condições, da fiscalização e de eventuais sanções.

Órgãos e entidades administrativas deverão ainda organizar, por temas, os atos e regulamentos, além de revisá-los constantemente para reduzir a quantidade deles e os custos para a sociedade, sem prejuízo às finalidades públicas.

Além disso, estados, Distrito Federal e municípios deverão observar a Lei do Processo Administrativo Federal e a Lei da Prescrição Administrativa quando não possuírem normas legais próprias suficientes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A versão original do texto foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/841988-comissao-aprova-projeto-que-preve-regras-de-governanca-na-elaboracao-de-normas-sobre-direito-economico/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ES EM Dia Publicidade 1200x90
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp