Por conta das fortes chuvas do mês de janeiro que trouxeram destruição a diversos municípios da região sul do Espírito Santo e ainda deixou 14 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, o prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão, aceitou sugestão do deputado estadual Marcelo Santos para destinar R$ 10 milhões ao Fundo de Proteção e Defesa Civil do Estado.
De acordo com o Prefeito do município de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão, a cidade está a disposição do Governo do Estado para contribuir para a recuperação das cidades que sofreram com as fortes chuvas no sul do Estado. “Nossa cidade se solidariza com o sofrimento dos nossos irmãos capixabas, então estou me colocando à disposição do Governador, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para que possamos ajudar os atingidos pela chuva”, disse Dorlei Fontão.
O Governador do Estado, Renato Casagrande, considera a doação fundamental pois o Espírito Santo vive uma fase de reconstrução da infraestrutura, de recuperação das famílias e de reestruturação dos empreendedores. “A doação será destinada para o Fundo de Defesa Civil, que é um recurso de custeio voltado para situações de emergências e urgências mas também será utilizado em obras de reconstrução das cidades atingidas”, destacou o governador.
A doação depende da aprovação da câmara municipal.
Tal ação é permitida e instituída pela Lei Complementar Estadual nº 69/2013, desde que seja aprovado pela Câmara Municipal, e foi sugerida pelo deputado estadual Marcelo Santos, que também preside a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (CoinfraES). “O momento é de união de forças e somar trabalho com tudo que os governos do Estado e Federal já estão fazendo para dar suporte às vítimas e reconstruir as cidades”, comentou o deputado.
“O Estado tem feito a sua parte, inclusive destinará R$ 94 milhões para que sejam executadas obras emergenciais mas, mesmo assim, as cidades atingidas ainda precisam de ajuda e, hoje, vemos como é a sensibilidade do capixaba em ajudar quem mais precisa nesse momento, um exemplo a ser seguido”, justifica o parlamentar.
Segundo o presidente da CoinfraES, o município de Presidente Kennedy é um grande arrecadador de royalties e participações especiais de petróleo, se destacando no Estado neste setor, ou seja, possui grandes recursos em caixa que podem ser destinados para contribuir na reconstrução dos municípios vizinhos.