O Congresso Nacional estará iluminado de roxo até o dia 31 de janeiro em apoio à campanha nacional de prevenção à hanseníase. A iluminação especial faz parte das ações para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e de tratamentos precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis na rede pública e combater o preconceito em relação à doença.
O diagnóstico e o tratamento precoces são considerados as melhores formas de prevenção contra as formas mais graves da doença, que podem levar a incapacidades e deformidades físicas.
A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível, causada por uma bactéria e que tem como principais características manchas que surgem na pele e perda de sensibilidade no local. A doença tem cura, e o tratamento é fornecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
30 mil novos casos
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Brasil registra 30 mil novos casos todos os anos. A entidade considera o número alarmante e ressalta a necessidade de aperfeiçoamento e implementação efetiva de políticas públicas para combater a doença.
Segundo a entidade, os casos são mais frequentes nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que respondem por quase por 85% dos registros no País. O Brasil concentra mais de 90% dos casos na América Latina.