A comissão especial da Câmara dos Deputados que trata da formação técnica profissional (PL 6494/19) realiza audiência pública nesta terça-feira (22) para discutir o tema. Foram convidados para o debate diretores de diversas escolas técnicas e centros de educação profissional do Distrito Federal. A lista completa de participantes pode ser conferida aqui.
O debate foi solicitado pelo deputado Professor Israel Batista (PV-DF), coordenador da comissão. "O modelo unificado de Ensino Médio, ainda vigente na maioria das unidades da federação, não dá incentivos suficientes para que os jovens optem por se matricular na educação profissional", afirma.
Segundo o deputado, existe no Brasil a falsa dicotomia entre cursar o ensino técnico e profissional e o ensino superior. "De acordo com o Censo Escolar de 2018, existem 1,9 milhão de estudantes matriculados na educação profissional. A meta 11 do PNE prevê que as matrículas da educação profissional e técnica sejam triplicadas entre 2014 e 2024, alcançando 5,2 milhões de matrículas", lembra.
A audiência pública será realizada às 14 horas, no plenário 9.