28/03/2022 às 13h36min - Atualizada em 28/03/2022 às 14h00min

Lei da Venda de Milho em Balcão beneficia produtores sem declaração de aptidão

Dispositivo havia sido vetado pelo governo, agora é reinserido na lei após os parlamentares derrubarem o veto

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/861600-lei-da-venda-de-milho-em-balcao-beneficia-produtores-sem-declaracao-de-aptidao/
Divulgação/Governo de Mato Grosso do Sul
Colheitadeira despeja milho em grão em caminhão

Colheitadeira despeja milho em grão em caminhão

Milho é usado para alimentar animais

Foram promulgadas nessa sexta-feira (25) algumas mudanças na Lei 14.293/22, que instituiu o Programa de Venda em Balcão (ProVB) para promover o acesso do pequeno criador de animais ao estoque público de milho.

A lei é originária da Medida Provisória 1064/21, aprovada pela Câmara em dezembro do ano passado, onde foi relatada pelo deputado Benes Leocadio (Republicanos-RN).

Ao sancionar a lei em janeiro, o governo acabou vetando dois itens. Um deles permitia acesso do pequeno criador das regiões Norte e Nordeste ao estoque público de farelo de soja e caroço de algodão, nas mesmas regras do milho.

O presidente da República argumentou que a política específica aos estados das duas regiões, onde o farelo de soja e o caroço de algodão são mais caros, não tem previsão orçamentária no ProVB e que prejudicaria o programa do milho, que é o item mais relevante na alimentação de animais.

O governo havia vetado também a possibilidade de compra de milho por agricultor que não tenha a declaração de aptidão (DAP-Pronaf) ativa, mesmo que se enquadrasse nos critérios de renda bruta anual do Pronaf ou explorasse imóvel de até dez módulos fiscais.

Deputados e senadores não concordaram com o governo e derrubaram os vetos no último dia 17. Esses textos foram reinseridos na lei.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/861600-lei-da-venda-de-milho-em-balcao-beneficia-produtores-sem-declaracao-de-aptidao/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ES EM Dia Publicidade 1200x90
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp