03/05/2022 às 20h45min - Atualizada em 04/05/2022 às 00h00min

Câmara conclui votação de MP que amplia acesso de estudantes de escolas privadas ao Prouni; acompanhe

A medida provisória seguirá para sanção presidencial

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/871010-camara-conclui-votacao-de-mp-que-amplia-acesso-de-estudantes-de-escolas-privadas-ao-prouni-acompanhe/
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Átila Lira PP - PI

Discussão e votação de propostas. Dep. Átila Lira PP - PI

Átila Lira, relator da MP

A Câmara dos Deputados aprovou as quatro emendas do Senado à Medida Provisória 1075/21, que muda as regras do Programa Universidade para Todos (Prouni), permitindo a oferta de bolsas pelas faculdades privadas participantes a alunos vindos de escolas particulares sem bolsa.

O relator, deputado Átila Lira (PP-PI), recomendou a aprovação das emendas. A MP seguirá para sanção presidencial.

Isenção de tributos
O Prouni foi criado em 2005 e prevê a oferta de bolsas de estudos para estudantes de graduação em faculdades privadas em troca da isenção de tributos (IRPJ, CSLL e PIS/Cofins).

Atualmente, o público-alvo são estudantes que tenham cursado o ensino médio todo em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada. A regra de renda continua a mesma: bolsa integral para quem tem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e bolsa parcial para aqueles com renda de até três salários.

Ordem de distribuição
Uma das emendas aprovadas retira a pessoa com deficiência da ordem de classificação para a distribuição das bolsas quando a reserva de vagas por cota for inferior a uma bolsa em curso, turno, local de oferta e instituição.

Segundo o relator, a redação anterior dada pela Câmara daria a entender que, na hipótese de não ter sido garantida uma bolsa de estudos a pessoa com deficiência, todos os estudantes nessa situação teriam prioridade na sequência de classificação geral.

Para evitar isso, ao mesmo tempo a emenda cria dispositivo para garantir, no mínimo, uma bolsa de estudo para cada subgrupo (pardos, indígenas, pessoas com deficiência), ainda que o percentual calculado seja inferior a um inteiro.

Assista à sessão ao vivo

  • Mais informações em instantes


Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/871010-camara-conclui-votacao-de-mp-que-amplia-acesso-de-estudantes-de-escolas-privadas-ao-prouni-acompanhe/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp