O deputado Rodrigo Coelho (PODE-SC) foi eleito presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em substituição ao deputado Bacelar (PV-BA). Outros três integrantes do Podemos completarão a Mesa do colegiado neste ano: Ricardo Teobaldo (PE) na 1ª vice-presidência; Igor Timo (MG) na 2ª; e Raimundo Costa (BA) na 3ª.
Ao tomar posse, o novo presidente ressaltou que o turismo tem grande importância para a economia brasileira e é das atividades que mais têm sofrido com a pandemia de Covid-19. Segundo Rodrigo Coelho, a comissão deve trabalhar para promover a retomada do setor.
Na visão dele, o Brasil explora pouco seu potencial na área. "Só uma comparação simples: os seis milhões de turistas estrangeiros que o País recebe por ano é praticamente o mesmo número de pessoas que passam pelo elevador da Torre Eiffel. A cidade de Nova Iorque recebe praticamente dez vezes mais que o Brasil todo", apontou. "Não é só potencializar nosso turismo com campanhas mundo afora, mas preparar nossas comunidades, hotéis, quem está no setor, para que possa receber bem o visitante. Todos nós sabemos que a atividade gera emprega e renda, afetando diretamente a economia, com praticamente 52 setores envolvidos", acrescentou.
Ele prometeu ainda dar atenção à votação de mudanças na Lei Geral do Turismo e reivindicou que o seguimento também seja contemplado com a desoneração da folha de pagamentos. Outro tema que deve ser debatido é a elevação dos preços das passagens aéreas.
Perfil
Rodrigo Coelho é advogado e já foi prefeito e vereador de sua cidade natal, Joinville (SC). Também chefiou a Câmara de Dirigentes Lojistas local e a fundação cultural da cidade catarinense.
Ele está em seu primeiro mandato na Câmara, onde já foi membro titular das comissões de Seguridade Social e Família; de Ciência e Tecnologia; e de Viação e Transportes.
Atribuições
A Comissão de Turismo debate e vota propostas relacionadas a:
- política e sistema nacional de turismo;
- exploração das atividades e dos serviços turísticos;
- colaboração com entidades públicas e não governamentais nacionais e internacionais que atuem na formação de política de turismo;
- sistema desportivo nacional e sua organização; política e plano nacional de educação física e desportiva; e
- normas gerais sobre desporto; justiça desportiva.