30/05/2022 às 13h16min - Atualizada em 30/05/2022 às 14h00min

Comissão de Direitos Humanos promove debate sobre os 10 anos da Lei de Acesso à Informação

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/880838-comissao-de-direitos-humanos-promove-debate-sobre-os-10-anos-da-lei-de-acesso-a-informacao/
Depositphotos
Montagem com imagens de celular e mãos com o indicador estendido para tocar nas telas

Montagem com imagens de celular e mãos com o indicador estendido para tocar nas telas

LAI é ferramenta para garantir transparência nas instituições públicas

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (1º) para avaliar os 10 anos da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A LAI foi criada para garantir ao cidadão o acesso às informações detidas pelo poder público, sem necessidade de requerimentos.

"Fruto de pressão da sociedade civil e mobilização da sociedade junto ao Legislativo, a LAI é hoje o mais importante documento para implementação do regime de transparência no Brasil, tendo criado dispositivos que obrigam o Estado à disseminação de informações e permitem a cidadãs e cidadãos o direito de demandá-las e recebê-las", afirma o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE).

O parlamentar ressalta que a LAI extrapola os pilares constituintes da gestão pública quanto à integridade e à transparência. "A Lei de Acesso à Informação é, também, um dos mais importantes marcos de direitos humanos no País", afirma Gadêlha, acrescentando que ela é uma importante ferramenta no combate ao autoritarismo e à truculência estatal.

"É necessário, portanto, celebrar a existência da LAI para, enfim, defendê-la. Celebrá-la e trazê-la para o centro do debate público como aquilo que ela realmente é: uma lei que institui um direito humano fundamental, e sem a qual não é possível vislumbrar um Estado Democrático de Direito", conclui Túlio Gadêlha.

Debatedores
Foram convidados para debater o assunto, entre outros:
- o chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral da União, Marcos Lindenmeyer;
- a diretora-executiva da Open Knowledge - Brasil, Fernanda Campagnucci; e
- o autor do projeto de lei que deu origem à LAI (PL 219/03), Reginaldo Lopes (PT-MG).

A audiência será realizada no plenário 9, a partir das 15h30.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/880838-comissao-de-direitos-humanos-promove-debate-sobre-os-10-anos-da-lei-de-acesso-a-informacao/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp