A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vai promover seminário nesta quarta-feira (13) para celebrar os 25 anos da implementação do Estatuto dos Refugiados pelo Brasil. O evento também marca os 40 anos da atuação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no País.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que solicitou a realização do evento, elogiou o trabalho das Nações Unidas para oferecer soluções duradouras para proteção de refugiados. "O Acnur ajudou milhões de pessoas a recomeçar suas vidas: refugiados, retornados, apátridas, deslocados internos e solicitantes de refúgio", reconheceu.
O seminário deve debater ainda os desafios encontrados por refugiados no Brasil. Orlando Silva pondera que as pessoas refugiadas encontram dificuldades para se integrar à sociedade brasileira.
Foram convidados a participar do evento representantes das Nações Unidas, dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, além de outras organizações voltadas à defesa de direitos humanos.