O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, destacou que os 200 anos da Independência do Brasil servem para uma avaliação do País construído ao longo do período. “Se não analisarmos o passado, não teremos consciência crítica dos nossos problemas e, por não os entender, nunca vamos superá-los”, disse Fux.
“A Independência forjou um Brasil multicultural, socialmente assimétrico e de dimensões impressionantes”, observou o presidente do STF. “Nessa aventura histórica, a Nação enfrentou adversidades, mas se consolidou como um País democrático, com instituições sólidas e harmoniosas”, ressaltou o ministro.
O presidente do STF compareceu nesta quinta-feira (8) à sessão solene realizada no Congresso Nacional em comemoração pelos 200 anos da Independência do Brasil. A solenidade foi proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelos deputados Joenia Wapichana (Rede-RR) e Túlio Gadêlha (Rede-PE).
Participaram da sessão solene o procurador-geral da República, Augusto Aras; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura; e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Outras autoridades do Poder Judiciário também estavam presentes.