O Congresso Nacional recebe projeção de imagens nesta quinta-feira (29) para comemorar o Dia Mundial do Coração. O objetivo é divulgar os perigos das doenças cardíacas e prevenir infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
As doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo. Os dados mais recentes da Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) — entidade que coordena as ações do Dia Mundial do Coração — apontam 17,3 milhões de mortes por ano em razão de infartos, AVCs e outros problemas relacionados ao coração.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. A recomendação é que, em qualquer sinal de alerta, a consulta com um cardiologista é imprescindível.
Prevenção
As ações desenvolvidas em vários países, que contam com a participação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Unesco, visam estimular a prevenção por meio da adoção de estilos de vida saudável como:
- a prática de atividades físicas;
- o abandono do tabagismo;
- a adoção de alimentação saudável com menos açúcar e mais legumes e frutas; e
- a restrição no consumo de bebidas alcoólicas.